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https://hdl.handle.net/1822/43949
Título: | A aprendizagem de competências sociais e morais e a resolução de conflitos: um estudo de caso |
Autor(es): | Couto, Joana Filipa Alves |
Orientador(es): | Parente, Maria Cristina Cristo |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de
Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º
Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho.
Na base da abordagem de Investigação-Ação, este relatório apresenta uma
intervenção pedagógica ao nível da resolução de conflitos interpessoais em
contexto de jardim de infância. Esta temática surgiu a partir das observações das
interações entre as crianças, sobretudo no espaço exterior da instituição.
Este relatório expõe conteúdos teóricos importantes sobre o
desenvolvimento social, moral e interpessoal da criança, identificando
estratégias de prevenção e resolução de conflitos, bem como a importância do
desenvolvimento das capacidades sociais e morais. Neste enquadramento, a
abordagem High-Scope serviu como suporte às estratégias utilizadas para a
prevenção e resolução de conflitos interpessoais.
Durante o projeto são ainda descritas as atividades implementadas neste
contexto que passaram pela leitura de histórias, visualização de vídeos e jogos
cooperativos. Estas atividades proporcionaram mudanças significativas nos
comportamentos sociais e morais das crianças, nas capacidades de relações
interpessoais bem como nas estratégias de resolução de conflitos adotadas
pelas crianças. The following report appears in the extent of the Master Degree in Préschool and Primary Education, taught at Universidade do Minho. Based on an action-research methodology, this report presents a pedagogical approach whose principal objective is to extinguish the interpersonal conflicts registered in this kindergarten school. This theme appeared starting from the observations of interactions among the children, mainly in the external space of the institution. This report revisits the main theoretical findings regarding social, moral and interpersonal development of children’s, identifying strategies and knowledge regarding prevention and conflict resolution, as well as the development of children’s moral and social skills. Within this framework, the High- Scope approach served as support, to implement strategies regarding conflict resolution and prevention. Furthermore, the activities implemented during the project are also described in this report, these activities include history reading, video visualization and cooperative games. These activities provided significant changes in the children’s social and moral behaviors, in their capacity to keep positive interpersonal relationships, as well as, in the strategies adopted by them to seek conflict resolution. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43949 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Joana Filipa Alves Couto.pdf Acesso restrito! | 2,26 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |