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dc.contributor.advisorPipa, Luís Filipe Barbosa Loureiropor
dc.contributor.authorFangueiro, Rúben Manuel da Silvapor
dc.date.accessioned2016-12-27T15:55:06Z-
dc.date.available2016-12-27T15:55:06Z-
dc.date.issued2016-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/43909-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Músicapor
dc.description.abstractO presente relatório de estágio incide sobre um Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada a quatro alunos da disciplina de Violino com idades compreendidas entre os 10 e os 11 anos. Foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. A relevância deste tema incide na riqueza da experiência sensorial que emerge da interação entre o ser humano e a música, na qual o cérebro desempenha um papel fulcral. Com efeito, é a atividade cerebral que organiza os estímulos veiculados pela música e os estrutura nas mais variadas respostas que ocorrem, tanto em músicos, como em não músicos, e que são revestidas de particularidades que dependem de cada individuo. Este projeto de intervenção foi elaborado tendo como principal objetivo compreender de que forma o cérebro Humano limita ou facilita a aprendizagem de um instrumento, no caso o violino, principalmente nos primeiros anos de prática do mesmo. Assim, foram estudados os métodos de ensino já existentes e as novas metodologias criadas pelos professores para tentar perceber a sua viabilidade pedagógica e de que forma contribuem para ultrapassar ou facilitar essas mesmas limitações tendo em vista o cumprimento mais célere e eficaz dos objetivos propostos. Para este efeito, foram aplicadas estratégias de trabalho que integrassem a audição, a visão e o tato, na criação de automatismos físicos e mentais para o aperfeiçoamento da técnica e da afinação do violino. Com efeito, através da observação e intervenção nas aulas e da análise dos questionários respondidos pelos alunos, pôde verificar-se um progresso técnico e mental na procura da postura correta, na automatização de movimentos corporais e principalmente, no treino auditivo. De facto, em muitos casos, as marcas de referência deixaram de ser um pilar da afinação e as analogias mostraram-se uma mais-valia na compreensão de alguns aspetos técnicos, sendo de esperar que esse progresso se mantenha com a continuidade da aplicação destas estratégias.por
dc.description.abstractThis internship report focuses on a Pedagogical Intervention Project Supervised applied to four violin students aged 10 to 11 years. It was developed within the scope of Teacher Training Practice Component of Minho University Master Programme in Music Teaching The relevance of this theme focuses on the richness of sensory experience that emerges from the interaction between man and music, in which the brain plays a key role. Indeed, it is the brain activity that organizes the stimuli conveyed by music and arranges the most varied responses that occur, in musicians, and nonmusicians, and are characterized by different features that depend on each individual. This intervention project was designed with the intent of understanding how the human brain narrows or facilitates the first years of practice of an instrument, in this case, violin. Thus, one tried to understand how the existing teaching methods and new methodologies created by teachers contributed to overcome or ease these same limitations concerning the achievement of proposed objectives. Vision, hearing and touch were integrated in several work strategies that were applied to violin students, to help them to create a physical and mental automatism for the development of technique and pitch of the violin. Indeed, through observation and intervention in class and analysis of questionnaires answered by students we assisted to technical and mental progresses towards finding the correct posture, automation of body movements and mainly, hearing training. In several cases, reference marks were no longer necessary and analogies enhance the comphreension of technical aspects. One hopes that this progress is maintained with the continued implementation of these strategies.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAtividade sensorialpor
dc.subjectViolinopor
dc.subjectCérebropor
dc.subjectMétodopor
dc.subjectSensory activitypor
dc.subjectViolinpor
dc.subjectBrainpor
dc.subjectMethodpor
dc.titleRelevância da atividade sensorial nos primeiros anos de aprendizagem do violinopor
dc.title.alternativeRelevance of sensory activity in the early years of learning the violinpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201271370por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
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