Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/43897

TitleEstratégias audiovisuais para o desenvolvimento da memorização com alunos de viola d'arco
Other titlesAural and visual strategies for memorization development with viola students
Author(s)Franco, Ana Luzia Lapo
Advisor(s)Vieira, Maria Helena
KeywordsMemória visual
Memória auditiva
Aprendizagem musical
Viola d’arco
Aural memory
Visual memory
Music learning
Viola
Issue date2016
Abstract(s)O presente relatório incide na temática do desenvolvimento da memorização musical recorrendo a ferramentas como a audição e visão para agilização desse processo. Este trabalho surge no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música, que foi realizado com alunos de viola d’arco e de orquestra da Escola Profissional Artística do Vale do Ave. O projeto teve como objetivos centrais observar e recolher informação proveniente dos alunos e professores acerca da perceção das suas competências no âmbito da memorização musical; aferir a utilidade e potencialidades de estratégias audiovisuais como ferramenta para o desenvolvimento da memorização no contexto de sala de aula, estudo individual e momentos de performance; desenvolver diferentes práticas de auxílio ao processo de memorização musical; avaliar o impacto das estratégias no contexto e aferir as aprendizagens dos alunos. A metodologia de investigação adotada, assente na Investigação-Ação, permitiu a utilização de diferentes instrumentos de recolha de dados como a realização de questionários, testes de perceção musical e também a criação de estratégias disponíveis num website, intitulado de Berlioteca. Através destes instrumentos, podemos concluir que o projeto permitiu aos alunos, desenvolver novas aprendizagens a nível das competências auditivas e visuais. Diminuiu também o número de lapsos de memória e promoveu uma maior confiança na execução, tendo os alunos revelado maior motivação e capacidades para a adoção destas estratégias no seu futuro académico.
The present internship report is focused on the theme of the development of musical memorization using aural and visual strategies. This project was developed within the scope of the Teacher Training Practice component of Minho University Master of Music Education and performed at Escola Profissional e Artística do Vale do Ave with viola and orchestra students. The main goals of the project were: to observe and collect information from the students and school teachers about their perceptions and competencies in using musical memorization; to discover the use and potentialities of audiovisual strategies in the classroom, individual study and performances; to develop different practices that support the musical memorization process; to evaluate the impact of the strategies and to assess the students’ learning outcomes. The adopted research methodology is Action-Research inspired, and it allowed the combination of various data collection techniques such as questionnaires, music perception tests and also the compilation of materials available in a website called Berlioteca. These data collection instruments made it possible to conclude that this project enabled students to learn new concepts, and to develop aural and visual competencies. Is also promoted the reduction of the number of memory lapses and boosted the confidence in performance, which increased students’ motivation for their professional future.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttp://hdl.handle.net/1822/43897
AccessEmbargoed access (3 Years)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Luzia Lapo Franco.pdf
  Restricted access
3,15 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID