Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43897
Título: | Estratégias audiovisuais para o desenvolvimento da memorização com alunos de viola d'arco |
Outro(s) título(s): | Aural and visual strategies for memorization development with viola students |
Autor(es): | Franco, Ana Luzia Lapo |
Orientador(es): | Vieira, Maria Helena |
Palavras-chave: | Memória visual Memória auditiva Aprendizagem musical Viola d’arco Aural memory Visual memory Music learning Viola |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | O presente relatório incide na temática do desenvolvimento da memorização musical
recorrendo a ferramentas como a audição e visão para agilização desse processo. Este trabalho
surge no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música, que foi realizado com
alunos de viola d’arco e de orquestra da Escola Profissional Artística do Vale do Ave.
O projeto teve como objetivos centrais observar e recolher informação proveniente dos
alunos e professores acerca da perceção das suas competências no âmbito da memorização
musical; aferir a utilidade e potencialidades de estratégias audiovisuais como ferramenta para o
desenvolvimento da memorização no contexto de sala de aula, estudo individual e momentos de
performance; desenvolver diferentes práticas de auxílio ao processo de memorização musical;
avaliar o impacto das estratégias no contexto e aferir as aprendizagens dos alunos.
A metodologia de investigação adotada, assente na Investigação-Ação, permitiu a
utilização de diferentes instrumentos de recolha de dados como a realização de questionários,
testes de perceção musical e também a criação de estratégias disponíveis num website, intitulado
de Berlioteca. Através destes instrumentos, podemos concluir que o projeto permitiu aos alunos,
desenvolver novas aprendizagens a nível das competências auditivas e visuais. Diminuiu também
o número de lapsos de memória e promoveu uma maior confiança na execução, tendo os alunos
revelado maior motivação e capacidades para a adoção destas estratégias no seu futuro
académico. The present internship report is focused on the theme of the development of musical memorization using aural and visual strategies. This project was developed within the scope of the Teacher Training Practice component of Minho University Master of Music Education and performed at Escola Profissional e Artística do Vale do Ave with viola and orchestra students. The main goals of the project were: to observe and collect information from the students and school teachers about their perceptions and competencies in using musical memorization; to discover the use and potentialities of audiovisual strategies in the classroom, individual study and performances; to develop different practices that support the musical memorization process; to evaluate the impact of the strategies and to assess the students’ learning outcomes. The adopted research methodology is Action-Research inspired, and it allowed the combination of various data collection techniques such as questionnaires, music perception tests and also the compilation of materials available in a website called Berlioteca. These data collection instruments made it possible to conclude that this project enabled students to learn new concepts, and to develop aural and visual competencies. Is also promoted the reduction of the number of memory lapses and boosted the confidence in performance, which increased students’ motivation for their professional future. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43897 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Luzia Lapo Franco.pdf | Dissertação de Mestrado | 3,15 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |