Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/4375

TitleAvaliação de algoritmos para a selecção de vistas materializadas em ambientes de data warehousing
Author(s)Martins, Filipe
Belo, Orlando
Novais, Paulo
KeywordsData warehousing
Vistas materializadas
Issue dateSep-2005
CitationBELO, Orlando ; LOURENÇO, Anália ; ALVES, Ronnie, ed. lit. – “Bringing up emerging solutions for data warehousing systems : actas do Workshop Internacional Data Gadgets, 2, Granada, 2005”. [S.l. : s.n.], 2005. ISBN 972-9210-06-3. p. 75-88.
Abstract(s)A competição no mundo empresarial obriga a uma monitorização mais apertada de todas as variáveis envolvidas nas actividades de negócio. Com o objectivo de suportar o processo de tomada de decisão em factos, e não apenas na intui-ção dos agentes de decisão, surgiram os sistemas de suporte à decisão. Estes sistemas são hoje uma ferramenta chave no processo de tomada de decisão, pois conciliam e integram toda a informação disponível numa única plataforma tec-nológica. Assim, todas as técnicas de optimização do desempenho desses siste-mas são bem-vindas. De entre as diversas técnicas disponíveis, este trabalho concentra-se na materialização de vistas como método de optimização do pro-cessamento de interrogações. A materialização de vistas consiste na antecipação do processamento e armazenamento dos tuplos resultantes do processamento da sua definição numa tabela. De facto, o tempo de reposta a uma interrogação é menor, se as operações intermédias como selecções, projecções, junções e a-gregações se encontrarem já armazenadas numa tabela. Desta forma, o tempo de resposta limita-se ao varrimento da vista materializada. Este artigo apresenta um estudo preliminar para o desenvolvimento de um sistema de gestão de vistas materializadas em ambientes de data warehousing. Neste trabalho comparam-se, basicamente, os comportamentos de dois algoritmos de selecção de vistas materializadas: o BPUS e o A*, ambos algoritmos de procura exaustiva (deter-minísticos).
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/4375
ISBN972-9210-06-3
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:DI/CCTC - Artigos (papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DG2005.pdf170,64 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID