Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43643

TítuloPotenciar formas de expressão através da música
Outro(s) título(s)Enhancing ways of expression through music
Autor(es)Martins, Ana João Seara
Orientador(es)Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Palavras-chaveExpressão musical
Exploração livre
Criação
Musical expression
Free exploration
Creation
Data2015
Resumo(s)No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar foi elaborado o presente relatório de estágio que tem como título “Potenciar formas de Expressão através da Música”. Este relatório foi realizado com base no projeto de intervenção realizado nas valências de Creche e de Pré-Escolar e reforça a importância que a Expressão Musical assume no processo de educação de crianças. Este tema surgiu das observações realizadas no decorrer do estágio inserido na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré- Escolar e foi desenvolvido com base nos interesses das crianças. Em Creche, as estratégias utilizadas tiveram intenção de proporcionar às crianças a audição de diferentes músicas com variados estilos musicais e a exploração e criação de instrumentos musicais com o principal objetivo de enriquecer a Área da Música presente na sala. Com o grupo de crianças da valência de Pré-Escolar a principal motivação foi proporcionar momentos de identificação, exploração e criação de sons e ritmos, em atividades caracterizadas pela sua transversalidade, O projeto desenvolvido revela o interesse das crianças por atividades de exploração e manuseamento de instrumentos musicais e também o interesse pela identificação e criação de sons e ritmos.
As part of the Master in Preschool Education the present internship report, entitled “Enhancing ways of expression through music”, was developed. This report was based on the intervention project carried out in the valences of Kindergarten and Nursery reinforces the importance that the Musical Expression assumes in the children education process. This subject arose from the observations made during the internship inserted in the course “Supervised Teaching Practice” from the Master in Preschool Education and had as basis the children’s interests. In kindergarten the strategies used were intended to provide children the hearing of different songs with a variety of musical styles and the exploration and creation of musical instruments with the main purpose of enriching the Music Area within the room. In what concerns to the group of Nursery the main motivation was to offer moments of identification, exploration and creation of sounds and rhythms, in activities characterized by its transversality, The project developed reveals the children’s interest for exploration and handling of musical instruments as well as for the identification and creation of sounds and rhythms.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43643
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana João Seara Martins.pdf
Acesso restrito!
4,36 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID