Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/43572

TitlePrograma de intervenção em contexto escolar para melhoria da capacidade condicional velocidade: relatório de estágio
Author(s)Carvalho, Rui Pedro Miranda
Advisor(s)Santos, Rute
Moreira, Carla Marisa Maia
Silva, Jorge Gabriel Costa e
KeywordsEducação física
Velocidade
Intervenção
Crianças
Physical education
Speed
Intervention
Children
Issue date2015
Abstract(s)No âmbito da Prática de Ensino Supervisionada foi nos proposto a realização deste relatório para o término desta etapa académica. O relatório encontra-se dividido em dois capítulos, o capítulo 1 é referente ao enquadramento contextual, já o segundo capitulo esta dividido em 3 partes, a primeira parte é referente à Gestão e Organização do Ensino Aprendizagem, onde se insere a conceção, o planeamento anual, a realização e a avaliação do ensino. A segunda parte é referente à Participação na Escola e a Relação com a Comunidade, a terceira e última parte é referente à Formação e Investigação Educacional, onde se encontra toda a investigação científica elaborada para a Prática de Ensino Supervisionado. No projecto de investigação efetuou-se um programa de intervenção escolar que consistiu em melhorar a capacidade condicional de velocidade numa turma de 7º ano. O grupo de intervenção é constituído por 27 alunos, 12 rapazes e 15 raparigas, com média de idades de 12 anos; o grupo de controlo envolve 25 alunos, 12 rapazes e 13 raparigas, com média de idades de 12 anos, este grupo de controlo serviu somente como termo comparativo para com o grupo de intervenção. A velocidade foi avaliada através do teste dos 20 metros do programa PROESP, a recolha dos dados e as respetivas avaliações ocorreram no inicio do programa de intervenção (inicio do segundo período) e no final (final do segundo período). Os exercícios efetuados para o desenvolvimento da velocidade foram efetuados a seguir ao aquecimento, pois se os mesmo fossem efetuados somente no final da aula os resultados iriam ser piores devido à fadiga acumulada induzida pela prática da aula. Os resultados obtidos não demonstram um aumento significativo da velocidade, apesar da maior parte dos alunos terem melhorado os tempos.
To finish the Supervised Teaching Practice was proposed to us to make a report forms. This report forms his divided in two chapters, the chapter 1 is about contextual framework, and the second chapter is divided in three parts, the first part is related with Organizations and Teaching and Learning Management, where is all about the conception, annual planning, realization and evaluation. The second part is related with Participation in School and Relationship with Community, and for the last, the third part is all about the scientific investigation that had to be done during the Supervised Teaching Practice. For my investigation project I applied an intervention program within the school that consisted in improving the speed on a seven grade class. The intervention group was made by 27 students, 12 boys and 15 girls, with ages surrounding 12 years old, and the second group, a control group, 12 boys and 13 girls, this group only served to compare the evaluations with the intervention group. The speed was evaluated by the 20 meters test, by PROESP, the datagathering and the evaluations occurred in the start of the second period and in the final of the second period. The intervention program (the exercises to improve the speed) happened after the warm up, because if I had made this exercises in the end of the lesson, the effect of the intervention would be worse because of the accumulated fatigue inducted by the lesson. With the final results, for this sample, I realized that the intervention program wasn’t very effective because there wasn’t a substantial increase on the speed of the students, although more than half of the class bettered their times.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundária
URIhttp://hdl.handle.net/1822/43572
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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