Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43559
Título: | A metodologia de trabalho de projeto: um processo em continuidade e interatividade |
Outro(s) título(s): | Methodology of a project work: a continuous and interactive process |
Autor(es): | Moreira, Maria Helena Rodrigues |
Orientador(es): | Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins |
Palavras-chave: | Trabalho de projeto Experiências em continuidade e interatividade Documentação pedagógica Project work Experiences in continuity and interaction Pedagogical documentation |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do
Mestrado em Educação Pré-Escolar, e intitula-se: A Metodologia de Trabalho de Projeto: Um
Processo em Continuidade e Interatividade. Ao longo deste relatório apresenta-se o projeto de
intervenção pedagógica supervisionada desenvolvido ao longo do estágio, levado a cabo num
contexto de Jardim de Infância e, posteriormente, em Creche. Em Jardim de Infância o grupo era
constituído por 22 crianças entre os 3 e os 5 anos de idade e em Creche o grupo era composto
por 16 crianças na faixa etária dos 2 aos 3 anos.
Com a realização deste relatório pretende-se compreender como é que as experiências em
continuidade e interatividade se processam no âmbito do trabalho de projeto e, neste seguimento,
especificar em que medida a organização espácio-temporal influencia e apoia o desenvolvimento
do projeto e as aprendizagens que aí estão a ser construídas. Para cumprir este objetivo, o projeto
de intervenção foi desenvolvido e sustentado na metodologia de investigação-ação, um processo
em espiral que integra as seguintes fases: observação, reflexão, planeamento e ação. A
documentação pedagógica constituiu a base de sustentação de todo este ciclo, permitindo
monitorizar todo o processo e os seus efeitos.
O estudo realizado revelou que o trabalho de projeto evolui de forma progressiva, à medida
que as questões de investigação se vão tornando cada vez mais específicas e complexas, sendo
que as aprendizagens são construídas através das experiências vivenciadas e da reflexão sobre
essa mesma experiência. Neste processo, as crianças assumem um papel ativo, (re)construindo
e co-construindo a sua aprendizagem e celebrando as suas realizações, por meio de experiências
em continuidade e em interação. E é neste continuum experiencial que as experiências vividas
ganham significado e expressão. A organização espácio-temporal sustentou o desenrolar do projeto
e criou as condições para a participação das crianças na construção de conhecimento em
interação com os outros e com o ambiente que as rodeia. This internship report, titled Methodology of a Project Work: a Continuous and Interactive Process, was written as a mandatory stage of the curricular unit Supervised Teaching Practice of the Masters in Pre-school Education. Throughout this report, the pedagogic intervention project, which was developed during the internship and took place in a kindergarten and then a day care, is presented. In the kindergarten the project was implemented within a group of 22 children, aged between 3 and 5, in the day care the group had 16 children, ages 2 and 3. The purpose of this report is to understand how experiences in continuity and interaction are conducted during a project work and, thus, to specify in what way the space-time organization influences and supports the project development and the acquired knowledge. To fulfill this purpose, the intervention project was developed and sustained under the investigation-action methodology, a spiral process that encompasses the following steps: observation, reflection, planning and action. The pedagogical documentation acted as the foundation of this whole cycle, allowing the tracking of the entire process and of its consequences. The study performed showed that the project work evolved progressively as the investigative question became more and more specific and complex, being that the learning is built through the experiences and the reflections made upon them. In this process, children have an active role, by (re)building and co-building their knowledge and celebrating their achievements by continuous and interactive experiences. It is in this continuum of experiences that those achieved gain significance and expression. The space-time interaction sustained the development of the project and designed the conditions for children participation in building knowledge in interaction with others and with the environment around them. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43559 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Helena Rodrigues Moreira.pdf Acesso restrito! | 4,94 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |