Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/43535

TítuloMotivação dos alunos para a prática das aulas de Educação Física: comparação por sexo, em alunos do ensino secundário numa escola do concelho de Guimarães: relatório de estágio
Outro(s) título(s)Student motivation for physical education classes: compared by sex in high school students in a school of Guimarães: practicum report
Autor(es)Lopes, António Sérgio Salgado
Orientador(es)Monteiro, Maria Dolores Alves Ferreira
Palavras-chaveEstágio
Ensino
Educação física
Motivação
Sexo
Classificação final
Média final curso
Internship
Education
Physical education
Motivation
Gender
Final grade
Final average course
Data2015
Resumo(s)Este Relatório de Estágio é o culminar do segundo ano letivo do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade do Minho, do ano letivo 2014/2015. Com este documento pretende-se, descrever e refletir as minhas vivências durante este ano letivo, dividiu-se então em três grandes áreas. As duas primeiras revelam toda a envolvência que o estágio curricular me proporcionou, e a terceira área, é referente a um estudo investigativo sobre a Motivação dos alunos para as aulas de Educação Física - comparação por sexo. No que diz respeito à primeira área, fez-se um enquadramento pessoal de forma a contextualizar o meu percurso pessoal e académico, e de seguida realizou-se um enquadramento institucional de forma a caracterizar o espaço e a instituição que me acolheu para a realização do estágio. Os vários processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos foram tratados e organizados em diversas vertentes, organizados em quatro áreas, conceção, planeamento, realização e avaliação. Nestas áreas encontram-se todos os passos pedagógicos abordados e realizados durante o ano, como, análise e caracterização da turma, a organização e planeamento dos métodos de ensinoaprendizagem, os métodos teóricos abordados e realizados, tudo isto com o objetivo de conseguir um ensino mais eficaz. A seguinte área refere a participação na escola e a relação com a comunidade escolar, isto retrata a participação nas várias atividades e formações realizadas na escola. A terceira área recai sobre o desenvolvimento profissional e investigativo em Educação Física, onde surge um estudo que procurou verificar e concluir quais as motivações dos alunos do ensino secundário para a prática das aulas de Educação Física. E também perceber qual a motivação para a prática das aulas de Educação Física, sabendo de antemão que a classificação final da disciplina não conta para a média final de curso. A amostra do estudo foi constituída em 114 indivíduos, de 6 turmas de diferentes áreas, dos quais 38 do sexo masculino e 76 do sexo feminino. Depois de analisados os dados, os resultados verificados indicaram que no sexo masculino a razão que mais motiva os alunos é o "Divertimento", enquanto que para o sexo feminino é "Manter a forma". Em ambos os sexos a razão a que dão menos importância nas motivações para a prática da disciplina é o "Ser conhecido". Quanto à motivação para as aulas, sabendo que a classificação final da disciplina não conta para a média final de curso, podemos dizer que, apesar de tudo, esta apresenta níveis elevados. Com as conclusões deste estudo poder-se-á saber quais as razões motivacionais para a realização das aulas de Educação Física e assim traçar-se um plano de ação para que os seus intervenientes, nomeadamente professores, saibam o que melhorar para que os alunos se sintam mais motivados e, consequentemente, mais ativos.
This report is the culmination of the second school year of the Master's Degree in Physical Education Teaching of middle and high schools of the University of Minho, of the academic year 2014/2015. With this document it is intended to describe and reflect my experiences during this school year, then divided into three main areas. The first two depict all the surroundings that the traineeship gave me, and the third area is related to a research study on the motivation of students for physical education classes - compared by sex. With regard to the first area, it was made a personal framework in order to contextualize my personal and academic life, and then carried out an institutional framework in order to locate and characterize the space and the institution that welcomed my internship. The several teaching and learning processes developed were treated and organized in various strands, organized into four areas: design, planning, implementation and evaluation. In these areas we can find all the pedagogical steps covered and held during the year, such as, class analysis and characterization, the organization and planning of teaching-learning methods, discussed and performed theoretical methods, all for a more effective teaching. The next area concerns the school's participation and interaction with the school community. It portrays participation in various activities and trainings conducted at school. The third area shows the professional and investigative development in Physical Education, where a study was made that aimed to verify and conclude what were motivations that compelled the high school students for the practice of physical education classes. And also realize what the motivation for the practice of physical education classes, knowing in advance that the final grade doesn't count to the final average of the course. The study sample was constituted by 114 individuals of 6 classes from different areas, of which 38 males and 76 females. After all the analysis, actual outcomes indicated that, in men, the reason that most motivates students is the "fun", while for females is "keep fit". In both genders the reason that give less importance in the motivations for the practice of discipline is "being known". Concerning to the motivation for lessons, knowing that the final grade of the discipline doesn't count for the final average of the course, we can say that motivation, after all, shows high levels. With the conclusions of this study will be able to know what the motivational reasons for carrying out physical education classes and thus draw up an action plan for their stakeholders, particularly teachers, know what to improve for that students become more motivated and consequently more active.
TipomasterThesis
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/43535
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
António Sérgio Salgado Lopes.pdf2,98 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis