Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43482
Título: | Literatura infantil e ambiente em simbiose: estratégias para o ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo e 2º Ciclos do Ensino Básico |
Outro(s) título(s): | Children's literature and environment in symbiosis: teaching strategies for Portuguese language in 1st and 2nd stage of elementary education |
Autor(es): | Rego, Joana Cláudio Pinheiro |
Orientador(es): | Azevedo, Fernando |
Palavras-chave: | Literatura Infantil Valores Consciência ecológica Children's literature Values Ecological awareness |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | Este relatório de intervenção pedagógica desenvolveu-se no âmbito da Unidade
Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo
do Ensino Básico. Decorreu em dois contextos do agrupamento de escolas de Real, um de 1º
ciclo, numa turma de 3º ano na escola EB1 da Sé, e um de 2º ciclo, numa turma de 5º ano de
escolaridade na escola EB 2/3 de Real.
Partindo da obra As Fadas Verdes, de Matilde Rosa Araújo (2006), para o 1º ciclo, e O
Planeta Azul, de Luísa Ducla Soares (2008), para o 2º ciclo, desenvolvemos um conjunto de
atividades passíveis de serem trabalhadas em contexto de sala de aula atendendo a estratégias
de exploração de textos subdivididas em três fases: pré-leitura, durante a leitura e pós-leitura.
Este relatório está apresentado de forma reflexiva, abrangendo os aspetos mais
pertinentes de todo o processo de intervenção e teve como finalidade a promoção da educação
literária de textos poéticos com fortes valores ambientais nos dois contextos.
O trabalho inclui ainda um breve enquadramento teórico relativo à educação literária,
com destaque para o texto poético e para a relação entre a literatura infanto-juvenil e a
consciência ecológica. This pedagogical intervention report was developed under the scope of Supervised Teaching Practice (STP) course unit, of the Master degree in Education on 1st and 2nd stage of elementary education. It took place in two different contexts of Real School Grouping, one on a 1st stage in a 3rd grade class in EB1 Sé School and the other on a 2nd stage of schooling in a 5th grade class in EB2/3 Real School. Starting from the work As Fadas Verdes written by Matilde Rosa Araújo (2006) for the 1st stage, and O Planeta Azul written by Luísa Ducla Soares (2008) for the 2nd stage, it was developed a set of activities that could be worked in the classroom context regarding the strategy of text exploration, subdivided into three phases: pre-reading, during reading and post-reading. This report is presented in a reflectively form, covering the most relevant aspects of the whole intervention process and it was aimed to promote literary education of poetic texts with strong environmental values in both contexts. The work also includes a brief theoretical framework on literary education, with emphasis on the poetic text and the relationship between children’s literature and ecological awareness. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43482 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joana Cláudia Pinheiro Rego.pdf | 2,56 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |