Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43482

TítuloLiteratura infantil e ambiente em simbiose: estratégias para o ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo e 2º Ciclos do Ensino Básico
Outro(s) título(s)Children's literature and environment in symbiosis: teaching strategies for Portuguese language in 1st and 2nd stage of elementary education
Autor(es)Rego, Joana Cláudio Pinheiro
Orientador(es)Azevedo, Fernando
Palavras-chaveLiteratura Infantil
Valores
Consciência ecológica
Children's literature
Values
Ecological awareness
Data2016
Resumo(s)Este relatório de intervenção pedagógica desenvolveu-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Decorreu em dois contextos do agrupamento de escolas de Real, um de 1º ciclo, numa turma de 3º ano na escola EB1 da Sé, e um de 2º ciclo, numa turma de 5º ano de escolaridade na escola EB 2/3 de Real. Partindo da obra As Fadas Verdes, de Matilde Rosa Araújo (2006), para o 1º ciclo, e O Planeta Azul, de Luísa Ducla Soares (2008), para o 2º ciclo, desenvolvemos um conjunto de atividades passíveis de serem trabalhadas em contexto de sala de aula atendendo a estratégias de exploração de textos subdivididas em três fases: pré-leitura, durante a leitura e pós-leitura. Este relatório está apresentado de forma reflexiva, abrangendo os aspetos mais pertinentes de todo o processo de intervenção e teve como finalidade a promoção da educação literária de textos poéticos com fortes valores ambientais nos dois contextos. O trabalho inclui ainda um breve enquadramento teórico relativo à educação literária, com destaque para o texto poético e para a relação entre a literatura infanto-juvenil e a consciência ecológica.
This pedagogical intervention report was developed under the scope of Supervised Teaching Practice (STP) course unit, of the Master degree in Education on 1st and 2nd stage of elementary education. It took place in two different contexts of Real School Grouping, one on a 1st stage in a 3rd grade class in EB1 Sé School and the other on a 2nd stage of schooling in a 5th grade class in EB2/3 Real School. Starting from the work As Fadas Verdes written by Matilde Rosa Araújo (2006) for the 1st stage, and O Planeta Azul written by Luísa Ducla Soares (2008) for the 2nd stage, it was developed a set of activities that could be worked in the classroom context regarding the strategy of text exploration, subdivided into three phases: pre-reading, during reading and post-reading. This report is presented in a reflectively form, covering the most relevant aspects of the whole intervention process and it was aimed to promote literary education of poetic texts with strong environmental values in both contexts. The work also includes a brief theoretical framework on literary education, with emphasis on the poetic text and the relationship between children’s literature and ecological awareness.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43482
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joana Cláudia Pinheiro Rego.pdf2,56 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID