Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43476

TítuloLer e narrar histórias: desafios à comunicação à imaginação e à descoberta da escrita
Outro(s) título(s)Reading and narrating stories: challenges to the communication, imagination and discovery of writing
Autor(es)Reis, Diana Catarina Couto
Orientador(es)Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Palavras-chaveLiteratura Infantil
Comunicação oral
Comunicação escrita
Imaginação
Children’s literature
Oral communication
Written communication
Imagination
Data2016
Resumo(s)O presente documento constitui um relatório de um projeto de intervenção pedagógica inserido na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e centrado na temática: “Ler e narrar histórias: desafios à comunicação à imaginação e à descoberta da escrita”. A temática do projeto foi definida a partir da identificação do interesse das crianças por histórias e visou promover a comunicação, a linguagem e a imaginação através da leitura e exploração de obras de literatura infantil, focalizando a reconstrução de representações em torno de personagens específicas. O projeto foi desenvolvido em contexto de Jardim de Infância e de Creche, no concelho de Braga com grupos de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos e os 2 anos, respetivamente. A intervenção pedagógica foi orientada por princípios de investigação-ação com ciclos de participação, observação e reflexão sustentados em referenciais teóricos e na observação dos interesses das crianças. Para a recolha de dados foram usados vários procedimentos tais como, notas de observação, diários reflexivos, recolha de produções das crianças e material fotográfico. A intervenção desenvolvida permitiu concluir que a leitura e exploração de histórias estimula a imaginação, favorece o desenvolvimento da linguagem e da comunicação e desafia os comportamentos emergentes de escrita das crianças.
The present document constitutes a report on a project on pedagogical intervention which is part of the curricular unit on Practice of Supervised Teaching, part of the Master’s Degree on Preschool Education and centered on the theme: “Reading and narrating stories: challenges to the communication, imagination and discovery of writing”. The theme of the project was defined by the identification of the children’s interest for stories while trying to promote communication, language and imagination through reading and the exploration of child’s literature, focusing on the reconstruction of representations around specific characters. The project was implemented on two distinct contexts, kindergarten and nursery, in the city of Braga with groups of children between the ages of 3 and 5 years old and 2 years old, respectively. This pedagogical intervention was oriented by principles of action research with recursive cycles of participation, observation and reflection sustained by theoretical references and the interests of the children. For data gathering various techniques and instruments were used such as, observation notes, reflective diaries, photographic material and the gathering of creations made by the children. The intervention enabled the conclusion that the reading and exploration of stories stimulates the imagination, favors the development of language and communication and challenges the emergent writing behaviors of the children’s.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43476
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Diana Catarina Couto Reis.pdf3,81 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID