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https://hdl.handle.net/1822/43466
Título: | Espaço exterior como promotor de aprendizagens: brincar e aprender |
Outro(s) título(s): | Outdoor space as a promoter of learning: play and learning |
Autor(es): | Sá, Ângela Filipa Gonçalves de |
Orientador(es): | Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins |
Palavras-chave: | Espaço exterior Brincar Aprendizagem ativa Outdoor space Playing Active learning |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio, desenvolvido no decorrer da Prática de Ensino
Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar da Universidade do Minho, descreve,
fundamenta, analisa e avalia o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido nos contextos de
Jardim-de-infância e de Creche.
Este percurso iniciou-se com uma observação atenta de todas as dimensões
pedagógicas e dos interesses e necessidades das crianças, bem como com a interação e
diálogos com as crianças e as educadoras. Identificada uma problemática, procedeu-se ao
desenho de um plano de intervenção pedagógica em torno do tema “Espaço exterior como
promotor de aprendizagens: Brincar e Aprender”.
No contexto de Jardim-de-infância, esta temática surgiu da observação do enorme
interesse das crianças pelo tempo de exterior e dos constrangimentos impostos pelas reduzidas
dimensões do espaço da sala para o elevado número de crianças do grupo. Na Creche, a
continuidade da temática de intervenção revelou-se pertinente, uma vez que o espaço exterior
era pouco utilizado e não disponibilizava equipamento e materiais diversificados. Este projeto
teve como principal finalidade promover experiências e atividades de aprendizagem
diversificadas através da criação de oportunidades de brincar no espaço exterior.
De modo a responder aos interesses e necessidades das crianças foram desenvolvidas
diversas estratégias. No Jardim-de-infância, o projeto passou pela realização de atividades no
espaço exterior, durante as quais as crianças tiveram oportunidade de explorar o espaço e os
seus recursos, contactar com materiais e fenómenos naturais e realizar experiências em
múltiplas áreas de aprendizagem. Na Creche, a intervenção centrou-se na introdução de novos
materiais e no desenvolvimento de experiências de exploração sensorial.
A intervenção pedagógica desenvolvida no Jardim-de-infância ampliou a curiosidade e o
conhecimento das crianças sobre mundo e proporcionou a realização de aprendizagens
estimulantes, em vários domínios. Relativamente à Creche, alargaram-se as oportunidades de
exploração sensorial, o contacto com materiais naturais e as experiências ao ar livre das
crianças.
Concluindo, o projeto desenvolvido permitiu constatar a importância do brincar no
espaço exterior, como oportunidade de aprendizagem da criança em contextos de educação de
infância. The present internship report, developed during the supervised practice teaching of the Master in Education in Preschool of Minho University describes, fundaments, analyses and evaluates the project of pedagogic intervention in the context of kindergarten and daycare centery. This journey begins with a close observation of all the pedagogic dimensions and the children’s interests and necessities, as well as the interaction and dialogs with the children and the kindergarten teachers. After identifying a problematic, a plan of pedagogic intervention surrounding the “Outdoor space as a promoter of learning: Play and Learning”, theme was constructed, defining the project’s goals. In the context of kindergarten, this theme came from the enormous interest shown by the children for outdoor activities, as well as the elevated number of children present in the room, in such a limited space. In the daycare center, the continuity of the thematic intervention revealed that it was relevant, since the outdoor space was not often used and didn’t give equipment and material diversity. This project had as primary goals the promotion of diversified learning activities and experiences through the creation of opportunities of playing in the outdoor space. To respond to the children’s interests and necessities, multiple strategies were developed. In the kindergarten, the project was to accomplish the diversification of outdoors experiences, during which the children had the opportunity to explore the space and its resources, being in contact with materials and natural phenomena as well as exploring different learning areas. In the daycare center, it was essentially the introduction of new materials and the promotion of sensorial exploration experiences. The pedagogic intervention developed in the kindergarten amplified the children’s curiosity and knowledge about the world that surrounds them, providing a stimulating apprenticeship, on various domains. In regards to the daycare center, they broadened the opportunities of sensorial exploration, the contact with natural materials and outdoor experiences. In conclusion, the project allowed for the realization of the importance of playing outdoors as an opportunity of learning of children’s in context of childhood education. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43466 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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