Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43458

TítuloInventar e resolver problemas: estratégias de aprendizagem matemática com crianças do 1.º ciclo do ensino básico
Autor(es)Santos, Sara Filipa Gomes dos
Orientador(es)Ferreira, Fernando Ilídio
Palavras-chaveResolução de problemas
Estratégias
Formulação de problemas
Problems resolution
Strategies
Problems formulation
Data2016
Resumo(s)O presente relatório de estágio apresenta parte de uma intervenção e investigação que decorreu numa turma de 2.º ano de escolaridade, centrada na resolução e formulação de problemas em matemática. Este trabalho procura compreender os processos de resolução estabelecidos pelos alunos durante as diferentes experiências didáticas e responder às seguintes questões: 1. De que modo as crianças pensam os problemas e estratégias da sua resolução? 2. Quais as estratégias de resolução que utilizam? 3. Em que medida as atividades decorridas influenciam o processo de resolução dos alunos? Para além do interesse pessoal, estas questões, delineadas aquando da estruturação da investigação, surgem das inquietações sentidas ao constatar no terreno as fragilidades dos alunos relativamente aos problemas e suas estratégias de resolução. Optou-se pela metodologia da investigação-ação, seguindo um plano constituído pelas seguintes fases: planificação, ação, observação (avaliação) e reflexão (teorização). Relativamente ao plano de intervenção, este iniciou-se com a avaliação inicial, a fim de conhecer os sentidos atribuídos pelos alunos no que diz respeito à resolução de problemas e suas dificuldades. Seguiram-se momentos de intervenção, em que as tarefas planeadas apresentavam um progressivo grau de dificuldade. Na última fase do projeto, realizou-se a avaliação final retomando, ainda que de forma semelhante, as situações didáticas anteriores, com intuito de analisar as competências adquiridas pelos alunos durante a segunda fase. Ao longo da intervenção optou-se pelo trabalho em díade ou em grupo, a fim de registar os efeitos decorrentes das diferentes estratégias pedagógicas. Em termos de resultados, é possível verificar uma crescente evolução no que diz respeito à utilização e aquisição de diferentes estratégias de resolução e à interpretação/compreensão dos diferentes tipos de problemas apresentados. Por outro lado, os resultados revelam que os alunos não estão habituados a tarefas de formulação de problemas, verificando-se, por vezes, um retorno a procedimentos menos eficazes, associado a algumas particularidades das tarefas. No entanto, destacase, de uma forma geral, a recetividade, empenho e interesse dos alunos, bem como o desenvolvimento de um pensamento independente, durante a concretização das tarefas de resolução e formulação de problemas em que os modos de trabalho são diversificados.
This internship report presents part of an intervention and investigation that occurred on a second grade class of students, focused on the resolution and formulation of mathematical problems. This paper seeks to understand the resolution procedures established by the students during the different educational experiences and answer the following questions: 1. The way children think about the problems and strategies in order to find the resolutions? 2. Which solving strategies they use? 3. To what extent, the activities that took place influenced the procedure of resolution of the students? The interest in these questions, defined at the beginning of the research, isn’t just personal, it arose after some concerning fragilities observed on the field work, such as the weaknesses of the students at solving the problems and their resolution strategies. The methodology that was chose was the research-action, following a plan composed by these subsequent stages: planning, action, observation (evaluation) and reflection (theorizing). Concerning the intervention plan, it began with an initial assessment, in order to understand the meanings attributed by the students about the resolution problems and its difficulties. Then, it followed some moments of intervention, in which the planned tasks had a progressive degree of difficulty. In the last phase of the project, it was held a final evaluation, retaking, equivalent didactic situations used previously, in order to analyse the skills acquired by the students during the second phase. Throughout the intervention, it is established that the work would be done in groups of two or more students, in order to record the effects of different teaching strategies. In terms of results, it is possible to verify an increasing evolution concerning the usage and acquisition of different resolution strategies and interpretation/comprehension of the different pedagogical strategies. On the other hand, the results show that students are not accustomed to the tasks of problem formulation, revealing sometimes, a return to less efficient procedures associated to some particular tasks. However, it is possible to point out, that in general, the receptivity, the commitment and interest of students and the development of independent thought during the implementation of the resolution of tasks and formulation problems on the working methods are diverse.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43458
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Filipa Gomes dos Santos.pdf
Acesso restrito!
4,68 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID