Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43455

TítuloA leitura e a escrita no currículo: formas de presença
Autor(es)Correia, Paula de Fátima Alves Gonçalves
Orientador(es)Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade
Data2016
Resumo(s)As competências de leitura e de escrita, tradicionalmente associadas aos objetivos da disciplina de Português, são hoje consensualmente consideradas não só como fundamentais no acesso a todo o conhecimento, mas também como fator determinante para a aprendizagem em todas as áreas curriculares. Esta assunção, resultante de anos de investigação a nível nacional e internacional, encontra-se, em Portugal, plasmada no discurso oficial e nos mais variados documentos reguladores emanados do Ministério da Educação, referentes não só à área do Português como de outras disciplinas, que preconizam que aquelas competências devem ser de caráter transversal a todo o currículo e que a responsabilidade pela sua promoção e avaliação deve ser atribuída a todos os professores. Neste estudo, pretendemos saber como é que os professores, das áreas disciplinares, que não a de Português, interpretam e assumem essa responsabilidade e de que forma as competências de leitura e de escrita estão presentes nas suas práticas letivas. O método de investigação escolhido encontra-se próximo do survey, tendo-se recorrido a técnicas quantitativas e qualitativas. Foi aplicado um inquérito por questionário a professores das disciplinas de Ciências Naturais, Matemática e História e realizada uma entrevista semiestruturada a uma professora de Português, Coordenadora do Departamento de Línguas do estabelecimento de ensino no qual decorreu o estudo. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que, embora os professores conheçam as recomendações programáticas das suas disciplinas, assim como as suas responsabilidades na promoção e avaliação das competências de leitura e de escrita, se verificam contradições entre as suas perceções, declarações e práticas, pois não promovem nem envolvem efetivamente os alunos em situações de uso e produção de textos. No sentido de mudar crenças e práticas caracterizadas como tradicionais e pouco promotoras do desenvolvimento das referidas competências, urge implementar mudanças nos modelos de formação dos professores de todas as disciplinas, assim como na dinâmica das escolas.
The reading and writing skills, traditionally connected with the aims of the Portuguese Language school subject, are nowadays consensually considered a general agreement not only as essential in the access to all knowledge, but also as a leading factor for the learning process in all curricular areas. This assumption resulting from years of research both nationally or internationally, is found in Portugal enshrined in the official speech and in various regulatory documents originating from the Ministry of Education, regarding not only the Portuguese Language area but also other school subjects, which advocate that those skills should cut across the whole curriculum and that the responsibility of its advancement and evaluation must be assigned to all teachers. With this study, it was intended to find out how teachers, from other subject areas than the Portuguese Language, interpret and undertake that responsibility and how the reading and writing skills play part in their teaching methodologies. The chosen research method comes close to the survey. For that purpose it was made use of appropriate quantitative and qualitative techniques. A questionnaire was applied in the survey to Science, Mathematics and History teachers and a semi-structured interview to a Portuguese Language teacher, who is the Coordinator of the Languages Department of the education institution where this study took place. The results obtained make possible to conclude that although teachers know the programmatic recommendations regarding their own areas as well as their responsibilities as far as the promotion and evaluation of reading and writing skills are concerned, there are some contradictions in their insights, statements and practices because they neither encourage nor involve effectively students in such situations as using and producing texts. In order to change beliefs and techniques, which have been considered traditional and lacking in promoting the development of the skills mentioned above, there is urgent need in implementing changes in teacher training forms regarding every single school subject as well as in the school dynamics.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43455
AcessoAcesso aberto
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