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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOsório, António Josépor
dc.contributor.advisorCosta, Luciano Andreatta Carvalho dapor
dc.contributor.authorCastilhos, Adriana da Costapor
dc.date.accessioned2016-12-14T10:21:22Z-
dc.date.available2016-12-14T10:21:22Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/43426-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)por
dc.description.abstractElaborado no contexto conceitual de uma sociedade em rede, num tempo de cibercultura, em que a inserção das novas tecnologias na educação se faz presente, esta dissertação consiste num estudo de caso de plano qualitativo. O ponto de partida é analisar as possibilidades de uso e construção de conhecimento que o Facebook proporciona à alfabetização matemática para os alunos da turma do 3.º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul, Brasil. A dissertação tem como referenciais teóricos: as Novas Tecnologias da Educação - destacando as experiências de Brasil e Portugal desde o início de suas trajetórias (histórica e legal) de inserção das tecnologias na educação; as Redes Sociais e o Facebook presentes no contexto interativo da Web 2.0 - situando o Facebook como uma ferramenta com possibilidades de uso e mediação de conhecimento no ambiente escolar na disciplina de Matemática; e esta, por sua vez, rompendo com a dicotomia entre teoria e prática associada à corrente teórica da etnomatemática, como potencializadora de uma aprendizagem significativa baseada nas vivências cotidianas dos alunos. Os principais resultados foram: (i) o interesse dos alunos, frente ao estímulo da utilização da rede social Facebook como suporte aos conhecimentos matemáticos, aumentou significativamente, fortalecendo a participação e o envolvimento nas aulas; (ii) a grande maioria dos alunos e alunas não apresentavam conhecimento significativo em relação à rede social Facebook tanto nas suas vivências do cotidiano quanto nas suas contribuições para uma proposta pedagógica inserida no ambiente escolar; (iii) o desenvolvimento das atividades propostas para a intervenção, baseadas nas medidas de comprimento convencionais e arbitrárias, junto ao terceiro ano do Ensino Fundamental, ofereceu a oportunidade de aprofundamento do conhecimento da ferramenta Facebook, como suporte para a resolução de situações-problema.por
dc.description.abstractDeveloped in a conceptual context of a connected society, in cyber-cultural times, in which the use of new technologies in education is a reality, this dissertation consists of a case study of a qualitative nature. The starting point is to analyze the possibilities of use and knowledge-building that Facebook enables to mathematics literacy for third-grade students of Elementary Education in a public state school in São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul, Brazil. The theoretical references of the dissertation are: New Technologies in Education - highlighting the experiences in Brazil and Portugal since the beginning of its trajectories (historic and legal) of insertion of technology in education; social networks and Facebook present in the Web 2.0 the interactive context - allowing Facebook to be a tool with possibilities of use and mediation in a Mathematics teaching school environment; and, the latter, breaking the dichotomy of theory and practice associated to the theoretical branch of ethnomathematics, as a booster of significative learning based on the daily experiences of the students. The main results were: (i) the interest of the students, regarding their encouragement of the use of social networ Facebook as a support of mathematical knowledge, has significantly increased, strengthening participation and involvement in the classroom; (ii) the vast majority of students did not have significant knowledge about Facebook social network in both their daily experiences and on their contributions for an educational proposal inserted in the school; (iii) the development of the proposed activities for the intervention, based on conventional and arbitrary length measurements, in the third year of elementary school, offered the opportunity of deepening the knowledge of the Facebook tool, as a support for the resolution of problem situations.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectNovas tecnologiaspor
dc.subjectFacebookpor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEstudo de casopor
dc.subjectNew technologiespor
dc.subjectMathematicspor
dc.subjectCase studypor
dc.titleContribuições do Facebook para a alfabetização matemática no 3.º ano do ensino fundamentalpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201267675por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação-
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