Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/43334

TitleA importância do contexto cultural para a comunicação empresarial: um breve enquadramento
Author(s)Vieira, Pedro A.
Sousa, Helena
KeywordsDiferenças culturais
Níveis de cultura
Dimensões de cultura
Barreiras à comunicação
Comunicação empresarial
Comunicação intercultural
Cultural differences
Levels of culture
Dimensions of culture
Barriers to communication
Business communication
Intercultural communication
Issue date2015
PublisherUniversidade de Aveiro. Departamento de Línguas e Culturas
JournalRUA-L: Revista da Universidade de Aveiro. Letras
Abstract(s)O modo como as empresas olham cada vez mais para o mundo como o seu mercado potencial faz com que o sucesso dos negócios internacionais dependa em grande medida da eficácia da comunicação em contexto intercultural. Estudar e relacionar a comunicação intercultural e a comunicação empresarial faz por isso muito sentido. O que distingue a comunicação intercultural de outros tipos de comunicação é a interacção entre pessoas percebidas como diferentes de nós. No entanto, é fácil perdermo-nos neste conceito e nas suas implicações. Este texto procura, por isso, contextualizar a noção de cultura, os seus níveis e as suas dimensões, assim como identificar barreiras à comunicação intercultural. Uma análise e investigação mais profunda das teorias pode levar-nos a concordar ou a discordar sobre os seus resultados e sobre o que elas advogam. Porém, do nosso ponto de vista, esse não será o aspecto mais importante. Fundamental na sua leitura e revisão será a ajuda que nos dará a entender melhor a nossa cultura, a encontrar e a perceber as diferenças em relação às outras, a antecipar os riscos e as formas de minimizar o seu impacto, a tornar-nos comunicadores interculturais mais eficazes e, como consequência, a obter melhores resultados.
The way in which companies increasingly look to the whole world as their potential market means that international business success largely depends on the effectiveness of intercultural communication. Thus, it makes sense to study and to link intercultural communication to international business and to business communication. What distinguishes intercultural communication from other types of communication is the interaction between people perceived as different from us. However, we can easily fail to understand these concepts and their implications. We will then try to address some issues such as culture, levels of cultures and dimensions of cultures, as well as some barriers to intercultural communication. Further analysis and investigation into these theories can lead us to agree or to disagree with them and with their results. But from our point of view, this is not the key aspect. What is important in reading and reviewing them is to get a better understanding of our own culture, to identify and understand the differences in relation to others, to anticipate the risks and the means to minimize their impact, to become more effective intercultural communicators and, consequently, to achieve better results.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/43334
ISSN0870-1547
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PV_HS_2015_contexto-cultural.PDF99,96 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID