Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43311

TítuloA construção experimental e interdisciplinar de significados científicos no 1.º CEB: análise e avaliação de uma estratégia pedagógica
Autor(es)Martins, Natália Gabriela Monteiro
Orientador(es)Varela, Paulo Idalino Balça
Data2016
Resumo(s)A reduzida valorização da área curricular do Estudo do Meio e, consequentemente, o reduzido trabalho da mesma na turma do contexto em que se desenvolveu a PES II, face a outras áreas, nomeadamente o Português e a Matemática legitimou a realização deste projeto de intervenção pedagógica. Como tal, o presente relatório de estágio visa demonstrar a implementação de um processo de ensino-aprendizagem, que coloca grande ênfase, na abordagem das Ciências da componente de Estudo do Meio, o envolvimento ativo dos alunos onde assumem o papel de construtores do seu próprio conhecimento. Nestas circunstâncias, foram definidos os seguintes objetivos: i) promover o ensino das ciências no contexto de sala de aula, segundo uma abordagem experimental e interdisciplinar; ii) promover a qualidade das aprendizagens e do pensamento dos alunos; iii) descrever e refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem promovido em sala de aula, na abordagem de alguns conteúdos programáticos da área curricular de Estudo do Meio do 1.º ano de escolaridade; iv) promover nos alunos atitudes positivas face às ciências; v) avaliar o impacto desta abordagem pedagógica nas aprendizagens e nas atitudes dos alunos, por comparação com uma perspetiva que enfatiza a utilização e exploração de textos e histórias infantis na aprendizagem das ciências. Sendo estes proporcionados pela vivência de experiências de aprendizagem ativas, diversificadas e integradas tendo em conta o nível etário dos alunos do 1.º ano de escolaridade (=26) e o seu desenvolvimento cognitivo, indo ao encontro dos seus interesses e necessidades. A análise do processo incide nos diários de aula, construídos na sequência da observação participante em contexto, que além de servirem para registar os dados do processo de construção de conhecimentos, também permitiram uma reflexão e aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem. Além dos diários de aula, a análise também incide nos resultados obtidos de uma ficha de avaliação individual, aplicada aos alunos no fim de todas as intervenções, nas respostas dadas pelos alunos a um questionário sobre as estratégias utilizadas pelas estagiárias e, ainda, nas respostas dadas pelos encarregados de educação a um questionário sobre o que os educandos falaram em casa sobre as aulas das estagiárias. Com a análise realizada, pode-se concluir que a maioria dos alunos desenvolveu uma boa compreensão dos temas, objetos de estudo na sala de aula. E também que, a estratégia das atividades práticas e experimentais foi a que se mostrou mais impactante junto dos alunos.
The reduced value of the curricular area of environmental studies and, consequently, reduced work of the same in the context of the class in which was developed PES II, compared to other areas, notably Portuguese and Mathematics, legitimized the realization of this educational intervention project. As such, this internship report aims to demonstrate the implementation of a process of teaching and learning, which places great emphasis, on the approach of Sciences of the component of Environmental Studies, on the active involvement of students where they assume the role of builders of their own knowledge. In these circumstances, the following objectives were defined: i) to promote science education in the classroom context, according to an inquiry and interdisciplinary approach; ii) promote the quality of learning and thinking of students; iii) describe and reflect on the process of teaching and learning promoted in the classroom, in addressing some programmatic contents of the subject area of Environmental Studies of the 1st grade; iv) to promote in students positive attitudes towards science; v) evaluating the impact of this pedagogical approach to learning and attitudes of students, compared with a perspective that emphasizes the use and exploitation of texts and children's stories in science learning. Being these provided by the experience of active learning experiences, diversified and integrated taking into account the age of the students of 1st grade (=26) and their cognitive development, meeting their interests and needs. The process analysis focused on the teaching diaries, built as a result of participant observation in context, which besides serving to record the details of the construction of knowledge process also allowed a reflection and improvement about the teaching and learning process. In addition to class diaries, the analysis also focuses on the results of an individual assessment form, applied to students at the end of all interventions, the answers given by the students to a questionnaire on the strategies used by the trainees and also the answers given by parents to a questionnaire about what the students talked at home about the classes of the trainees. With the analysis, it can be concluded that the majority of students has developed a good understanding of the themes, study objects in the classroom. And also that, the strategy of the inquiry activities was the one that was more striking among students.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43311
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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