Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43297

TítuloEstudo do meio pelas raízes da literatura
Autor(es)Teixeira, Sara Manuela Cunha
Orientador(es)Varela, Paulo Idalino Balça
Data2016
Resumo(s)Este relatório resulta de um projeto de intervenção pedagógica desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo, que abarca a investigação de diferentes metodologias para o ensino uma mesma disciplina, no caso Estudo do Meio. A investigação pedagógica realizou-se numa turma de 1º ano, na escola E/B 1 da Pegada. O projeto pretendeu não apenas promover a interdisciplinaridade entre Literatura Infantil e Estudo do Meio, como também avaliar o efeito desta estratégia pedagógica, o uso e exploração de histórias infantis para abordar vários tópicos curriculares de Estudo do Meio, nas aprendizagens e atitudes dos alunos, por comparação com outra estratégia de ensino, que recorreu a atividades experimentais de ciências. Este relatório aborda ainda a temática da escola enquanto uma entidade educativa que promova uma atitude em prol do desenvolvimento holístico do aluno. Para isso explora-se a necessidade de que haja uma preocupação cada vez mais presente em proporcionar aos alunos momentos que facilitem a aprendizagem sobre conteúdos programáticos, mas também pontes entres esses conteúdos e o que é vivenciado por estes no dia a dia, tentando assim proporcionar uma aprendizagem mais próxima da realidade. Para auxiliar esta investigação foram elaborados diários de aula, questionários aos encarregados de educação, questionários de avaliação das estratégias implementadas, e ainda os testes realizados aos alunos sobre os conhecimentos por eles adquiridos, bem como um constante espírito critico e de autorreflexão. Os resultados obtidos demostram positivos no que concerne ao aumento de motivação por parte dos alunos no interesse pela literatura, comprovando que a interdisciplinaridade é uma ferramenta com inúmeras vantagens e que deve ser usada de forma natural em todas as áreas e momentos de ensino. Outras conclusões desenvolvem a necessidade para que exista uma abertura por parte do professor para novos desafios e metodologias mesmo que estes nem sempre sejam os mais fáceis de implementar. Verifica-se ainda neste estudo, alterações no que concerne aos hábitos de leitura em casa e em sala de aula, passando esses momentos a ser mais recorrentes e solicitados pelos alunos.
This report results from a pedagogical intervention project developed within the course of Supervised Teaching Practice II, in the Master in Preschool Education and 1st Cycle Education, and covers the research into different methods for teaching the same discipline, in this case the Environmental Studies. The educational research took place in a 1st grade class at the E/B 1 da Pegada School. The project aimed not only to promote interdisciplinary between Children Literature and Environmental Studies, as well to evaluate the effect of this pedagogical strategy, the use of children's stories to address various curricular topics of Environmental Studies, in learning and attitudes of students, by compared to other teaching strategy, which relies on experimental activities of science. This report also addresses the issue of school as an educational organization that promotes an attitude towards the holistic development of the student. For that we explore the need that there is for increasing moments that provide students better ways of learning about program content, but also create bridges between such content and what is experienced by them on a daily basis, trying to provide a learning experience closer to reality. To assist in this investigation were prepared daily class reports, questionnaires to parents, evaluation questionnaires of the strategies implemented, and further testing of the students on the knowledge acquired by them, as well a constant spirit of critic and self-reflection. The results demonstrated in this report are positive with respect to increased motivation by the students in the interest in literature, proving that interdisciplinary is a tool with many advantages and it should be used naturally in all areas and teaching moments. Other conclusions develop the need for there to be an opening by the teacher to new challenges and methodologies even if they are not always the easiest to implement. This study also notes changes in relation to the reading habits at home and in the classroom, moments that become more requested by the students.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43297
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Manuela Cunha Teixeira.pdf2,47 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID