Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43176

TítuloAvaliação e intervenção em psicologia escolar e da educação
Outro(s) título(s)Evaluation and intervention in school and educational psychology
Autor(es)Fonseca, Helena Isabel Duarte Sequeira da
Orientador(es)Ribeiro, Iolanda
Palavras-chavePsicologia escolar
Avaliação psicológica
Intervenção psicológica
Consultoria
School psychology
Psychological evaluation
Psychological intervention
Consultation
Data2016
Resumo(s)A psicologia escolar assume um papel determinante nos sistemas educativos, contribuindo para o envolvimento e corresponsabilização de toda a comunidade educativa, na promoção do sucesso escolar e educativo, na redução do abandono escolar precoce, na promoção do desenvolvimento vocacional dos alunos e na capacitação dos vários agentes educativos. Este relatório tem como objetivo principal refletir sobre os últimos cinco anos de exercício profissional, no domínio da psicologia escolar, no Externato Infante D. Henrique. Descreve o percurso de formação, o contexto profissional, as práticas de avaliação psicológica e os métodos de intervenção psicológica adotados. Referem-se as problemáticas atendidas e os instrumentos de avaliação utilizados. Descrevem-se as intervenções diretas, de consulta psicológica individual e em grupo, bem como as intervenções indiretas, numa modalidade de consultoria. Realiza-se uma análise crítica das limitações sentidas no exercício da profissão, referindo-se a necessidade de formação sentida pelos psicólogos portugueses, no campo da avaliação psicológica e da utilização apropriada de provas psicológicas, a preocupação pelo cumprimento dos princípios éticos da avaliação psicológica e o caráter essencialmente remediativo da intervenção psicológica.
School psychology takes a very important role on educational systems contributing to the engagement of all the educational community in promoting educational achievement, reducing early school abandonment, advocating students’ professional training and also enabling different educational system participants with the necessary means. The aim of this report is to ponder over the last five years working as an educational psychologist at Externato Infante D. Henrique. It describes the formative years, professional context, the psychological evaluation procedures and the psychological methods of intervention used. They allude to real problems and to the evaluation procedures used. Direct interventions of psychological practice either in group or individually as well as indirect ones as consultation service are described in the report. This report makes also a critical analysis to the difficulties felt while working. Portuguese psychologist feel the need for more lectures related to the themes of psychological evaluation and the correct usage of psychological tests, the ethical principles of psychological evaluation and its fulfilment, and the psychological intervention remedial approach used so far.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de atividade profissional de mestrado integrado em Psicologia Escolar e da Educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43176
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Helena Isabel Duarte Sequeira da Fonseca.pdf
Acesso restrito!
1,93 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID