Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43151

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Iolandapor
dc.contributor.authorBalas, Andreia Sofia Rodriguespor
dc.date.accessioned2016-11-28T16:13:05Z-
dc.date.available2020-01-01T07:00:29Z-
dc.date.issued2016-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/43151-
dc.descriptionRelatório de atividade profissional de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractÉ longa a tradição de trabalho dos psicólogos nas instituições de educação especial, verificando-se uma progressiva integração destes profissionais nos agrupamentos de escolas da rede pública. A psicologia escolar tem ocupado um papel de relevo no panorama educacional, aglutinando um conjunto de saberes e boas práticas aplicadas ao contexto escolar, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral do aluno e o sucesso educativo. Atende a diversos públicos (alunos, professores, encarregados de educação, escola e comunidade educativa), com níveis de intervenção (preventivo, remediativo e promocional) e sobre diferentes domínios (académicos, socioemocionais e vocacionais). Com o intuito de demonstrar as competências-chave adquiridas na área da Psicologia Escolar e da Educação, no presente relatório descrevem-se as atividades desenvolvidas nos últimos cinco anos de trabalho, enquanto psicóloga escolar em diversos agrupamentos de escolas da rede pública. Identificadas e caracterizadas as principais problemáticas, relacionadas com a aprendizagem, comportamento e atitudes dos alunos, e as necessidades dos contextos educativos, descrevem-se as atividades de avaliação e intervenção psicoeducacional a alunos e agentes educativos, atividades de orientação vocacional e ações de promoção do sistema de relações da comunidade educativa, enquadrando-as nas diferentes modalidades de avaliação e intervenção psicológica. Conclui-se com uma reflexão sobre o papel do psicólogo escolar, enquanto especialista de processos e gestor de recursos, teoricamente orientado pelo modelo psicoeducacional-sistémico-ecológico, antecipando os principais constrangimentos e desafios à prática profissional neste contexto.por
dc.description.abstractThere is a long tradition of psychologists in special education institutions and progressive integration of these professionals in the public schools. The school psychology has played a major role in the educational landscape, bringing together a set of knowledge and best practices applied to the school context, in order to promote the comprehensive development of the student and the educational success. It serves various target population (students, teachers, parents, school and educational community), with levels of intervention (preventive, remedial and promotional), on different fields (academic, social-emotional and vocational). In order to demonstrate the key skills acquired in School Psychology and Education fields, in this report we describe the activities undertaken in the last five years, working as school psychologist in different public schools. The main problems related to learning, behavior and attitudes of students are identified and characterized, as well as the needs of educational settings. We also describe the evaluation activities and psychoeducational intervention to students and educators, vocational guidance activities and actions to promote system of relations of the educational community, framing them in the types of methods of evaluation and psychological intervention. We conclude with a reflection on the role of the school psychologist, as specialist processes and resource manager, theoretically guided by psychoeducational-systemic-ecological model, and anticipate the main constraints and challenges to professional practice in this context.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPsicologia escolarpor
dc.subjectAvaliação psicológicapor
dc.subjectIntervenção psicológicapor
dc.subjectSchool psychologypor
dc.subjectPsychological assessmentpor
dc.subjectPsychological interventionpor
dc.titleA prática psicológica em contextos educativos: reflexão sobre a atividade profissionalpor
dc.title.alternativePsychological practice in educational contexts: a reflection on the professional activitypor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201280701por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Andreia Sofia Rodrigues Balas.pdfDissertação de Mestrado2,53 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID