Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43101
Título: | O postal ilustrado da frente ao verso: imagens mais que reprodutíveis |
Autor(es): | Correia, Maria da Luz |
Palavras-chave: | Reprodução Objectos culturais Imagem Sedução Consumo Reproduction Cultural objects Picture Seduction Consumption |
Data: | 2008 |
Editora: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Comunicação Social |
Revista: | Logos |
Resumo(s): | Cruzando uma mensagem singular com uma outra massiva e reprodutível, o postal é ele próprio metáfora
da problemática que suscita, a saber, a passagem dos objectos culturais do regime da “ocorrência única”
ao regime da “ocorrência em massa” (Walter Benjamin). Objecto de consumo ao serviço das indústrias
culturais (das artes plásticas ao turismo) e deflagrando ‘belas imagens’ desde o seu aparecimento, o postal
é um instrumento exemplar da “estereotipia da sedução” (Pierre Klossowski). Crossing a singular message and a massive one, postcard is a good metaphor to the theoretical approach it involves: the cultural objects passage from the “unique occurrence” regime to the “mass occurrence” regime (Walter Benjamin). Postcards, which are consumption objects serving cultural industries (from fine arts to tourism) and proliferating “beautiful pictures” since their emergence, are thus an exemplary tool of the “seduction stereotypy” (Pierre Klossowski). |
Tipo: | Artigo |
Descrição: | "LOGOS 29 Tecnologias e socialidades" |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43101 |
ISSN: | 0104-9933 |
e-ISSN: | 1982-2391 |
Versão da editora: | http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/logos/article/view/425 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MLC_2008_logos.pdf | 187,18 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |