Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43044

TítuloTrajeto(s) na construção do conhecimento: das conceções prévias às novas aprendizagens
Outro(s) título(s)Path(s) in the building of knowledge: from the previous conceptions to the new learnings
Autor(es)Silva, Carla Daniela Gonçalves
Orientador(es)Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Palavras-chaveConceções prévias
Aprendizagem significativa
Integração
Previous conceptions
Significative learning
Integration
Data2016
Resumo(s)O presente relatório insere-se numa investigação e intervenção pedagógica no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com a temática de estudo “Trajeto(s) na Construção do Conhecimento: das conceções prévias às novas aprendizagens” no 1º Ciclo do Ensino Básico, realizado numa escola do concelho de Braga com uma turma do 2º ano de escolaridade. Para a investigação recorreu-se a algumas das caraterísticas da metodologia de investigação-ação, tendo como objetivos de estudo compreender a relevância das conceções prévias e dos conhecimentos pré-adquiridos pelos alunos na construção de novas aprendizagens e, avaliar/refletir sobre esse progresso de mudança concetual ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem. Partindo do levantamento inicial dos conhecimentos dos alunos e sucessiva (re)construção de novas aprendizagens, contruiuse um Projeto Curricular Integrado (PCI), intitulado “Será que existe ciência nas profissões?”, que permitiu o desenvolvimento de atividades integradoras, flexíveis e dinâmicas. Toda a intervenção pedagógica surgia de um levantamento inicial de experiências e ideias prévias dos alunos nas sucessivas atividades propostas. Estas contaram com uma diversificação de metodologias, estratégias e adequações ao currículo, de maneira a incluir os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e Adequações Curriculares (AC) num projeto comum a todos. Ao contactarem com o objeto ou acontecimento significativo, partindo à descoberta com uma atitude de pesquisa, os alunos confrontavam o novo conhecimento com o que já tinham retido nos seus esquemas mentais, alterando-os e reorganizando-os, atribuindo-lhe um significado próprio e pessoal com funcionalidade e coerência. Os resultados de todo este projeto de investigação e intervenção revelam que o valorizar e reforçar as experiências e ideias prévias da criança, tendo uma clara atenção as características e potencialidades de cada e de todos os alunos, valoriza as histórias e experiências de vida de cada aluno, promove um maior interesse e motivação no seu processo de ensino e aprendizagem e, por outro lado, facilita a construção e desenvolvimento de uma prática diferenciada, inovadora e integradora.
The present report is inserted in a research and educational intervention under the Supervised Teaching Practice (STP) of the Master in Preschool Education and Teaching in the First Cycle of Basic Education, with study thematic "Path (s) in the Building of Knowledge: from the previous conceptions to the new learnings” in the 1st cycle of Basic Education performed at a school from the city of Braga with a class from the 2nd grade. For the investigation was used some characteristics of the investigation-action methodology, having has study objective the understanding of the importance of previous conceptions and the acquired knowledge from students on the construction of new learning and, evaluate / reflect about the progress of conceptual change throughout all the process of teaching and learning. Starting from the initial collection of students' knowledge and successive (re) constructions of new learning, it was constructed a Project Integrated Curriculum (PIC), entitled "Is there science in professions?", which allowed the development of the integrative, flexible and dynamic activities. All pedagogical intervention emerged from an initial collection of experiences and previous ideas from students in the successive proposed activities. These relied with a diversification of methodologies, strategies and adaptations to the curriculum in order to include students with Special Educational Needs (SEN) and Curricular adaptations (CA) in a project common to all. When they contact with the object or significant event, starting a discovery with a research attitude, the students faced the new knowledge with what they had retained in their mental schemes, changing and reorganizing them, giving it a very personal meaning with functionality and coherence. The results of all this research project and intervention shows that when the experiences and the child's previous ideas are valorized and re-forced, having attention to the needs and potential of each and every student, the stories and life experiences of each student are valorized, promoting a greater interest and motivation in the process of teaching and learning and, on the other hand, facilitates the construction and development of a differentiated and innovative integrated practice.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43044
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Carla Daniela Gonçalves Silva.pdf4,74 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID