Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43041
Título: | Avaliação do desempenho docente na Rede de Educação Privada de Braga: contributo para a melhoria da qualidade educativa creche e pré-escolar |
Outro(s) título(s): | Teacher performance evaluation in the private education network of Braga: contribution to the improvment of the quality of daycare and preschool education |
Autor(es): | Machado, Marta Filomena Ribeiro |
Orientador(es): | Moreira, Maria Alfredo |
Palavras-chave: | Avaliação do desempenho docente Qualidade educativa Rede de educação privada Concelho de Braga Teacher performance evaluation Educational quality Private education network Municipality of Braga |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | Percecionando a Avaliação do Desempenho Docente como uma prática quase
inexistente nas instituições de economia social e reconhecendo a sua importância para a
melhoria da qualidade educativa, este estudo foi realizado para aferir a sua existência.
Assim, o estudo incidiu sobre o tema da Avaliação do Desempenho Docente na rede de
educação privada de Braga, em contexto de Creche e Pré-Escolar. Com ele, pretendemos
conhecer dispositivos de Avaliação do Desempenho Docente que permitam construir um
referencial facilitador da implementação da Avaliação do Desempenho Docente em
qualquer instituição privada em Portugal.
Optando pelo método de amostragem não-casual por conveniência, foi aplicado um
inquérito por questionário em mão a cinquenta e quatro instituições da rede de educação
privada do concelho de Braga a funcionarem com Creche e/ou Pré-Escolar, tendo-se
obtido cinquenta respostas.
Com vista a aprofundar as respostas do inquérito por questionário sobre as práticas
de Avaliação do Desempenho Docente e conhecer a opinião de um dirigente/diretor sobre
o tema em estudo, foram realizadas ainda quatro entrevistas. Atendendo ao propósito da
Investigação, enveredou-se pela preparação de uma entrevista semidiretiva de
aprofundamento de conhecimentos, que incidiu sobre instituições com um Sistema de
Avaliação do Desempenho Docente implementado e com resultados muito positivos para
todos os intervenientes no processo.
Os resultados obtidos nesta investigação foram bastante significativos, porque nos
permitiram recolher informação até então desconhecida como documentos de apoio à
implementação da Avaliação Docente. Constatou-se que, no concelho de Braga, há um
número reduzido de instituições privadas com Avaliação do Desempenho Docente
implementada. Todavia, as que têm implementado um Sistema de Avaliação, enquanto
ferramenta de Gestão do Desempenho, revelam que ele contribui para a melhoria da
qualidade educativa, com benefícios para os docentes, crianças, família, comunidade e
instituição. Perceiving Teacher Performance Evaluation as a practice almost nonexistent in social and educational care institutions and recognizing its importance to improve educational quality, this study was conducted to assess its existence. Thereby, the study focused on the theme of Teacher Performance Evaluation in the private education network of Braga, within the context of Daycare and Preschool. With it, we aimed at developing Teacher Performance Evaluation devices that would allow us to build a framework of reference for the implementation of Teacher Performance Evaluation in any private institution in Portugal. Opting for the method of (non-probability) convenience sampling, a questionnaire was applied to fifty-four institutions of the private education network in the municipality of Braga working with Daycare and/or Preschool; the inquiry has yielded fifty responses. In order to pursue the answers taken from the survey on the matter of Teacher Performance Evaluation practices and to obtain the opinion of a manager/director on the subject, four interviews were conducted. Given the purpose of the research, semistructured interviews were undertaken in order to get further information. These interviews were made in four institutions with a Teacher Performance Evaluation System already implemented, along with very positive results for all the stakeholders involved. The results obtained from this research were highly significant, because they allowed us to collect information hitherto unknown such as documents to support the implementation of the Teacher Evaluation. It was found that, in the municipality of Braga, there are a few private institutions with implemented Teacher Performance Assessment systems. However, those that have the Evaluation System as a performance management tool claim that it contributes to the improvement of educational quality, with benefits the staff, children, family, community and the institution. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação de Infância (área de especialização em Supervisão e Pedagogia da Infância) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43041 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marta Filomena Ribeiro Machado.pdf | 3,57 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |