Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43041

TítuloAvaliação do desempenho docente na Rede de Educação Privada de Braga: contributo para a melhoria da qualidade educativa creche e pré-escolar
Outro(s) título(s)Teacher performance evaluation in the private education network of Braga: contribution to the improvment of the quality of daycare and preschool education
Autor(es)Machado, Marta Filomena Ribeiro
Orientador(es)Moreira, Maria Alfredo
Palavras-chaveAvaliação do desempenho docente
Qualidade educativa
Rede de educação privada
Concelho de Braga
Teacher performance evaluation
Educational quality
Private education network
Municipality of Braga
Data2016
Resumo(s)Percecionando a Avaliação do Desempenho Docente como uma prática quase inexistente nas instituições de economia social e reconhecendo a sua importância para a melhoria da qualidade educativa, este estudo foi realizado para aferir a sua existência. Assim, o estudo incidiu sobre o tema da Avaliação do Desempenho Docente na rede de educação privada de Braga, em contexto de Creche e Pré-Escolar. Com ele, pretendemos conhecer dispositivos de Avaliação do Desempenho Docente que permitam construir um referencial facilitador da implementação da Avaliação do Desempenho Docente em qualquer instituição privada em Portugal. Optando pelo método de amostragem não-casual por conveniência, foi aplicado um inquérito por questionário em mão a cinquenta e quatro instituições da rede de educação privada do concelho de Braga a funcionarem com Creche e/ou Pré-Escolar, tendo-se obtido cinquenta respostas. Com vista a aprofundar as respostas do inquérito por questionário sobre as práticas de Avaliação do Desempenho Docente e conhecer a opinião de um dirigente/diretor sobre o tema em estudo, foram realizadas ainda quatro entrevistas. Atendendo ao propósito da Investigação, enveredou-se pela preparação de uma entrevista semidiretiva de aprofundamento de conhecimentos, que incidiu sobre instituições com um Sistema de Avaliação do Desempenho Docente implementado e com resultados muito positivos para todos os intervenientes no processo. Os resultados obtidos nesta investigação foram bastante significativos, porque nos permitiram recolher informação até então desconhecida como documentos de apoio à implementação da Avaliação Docente. Constatou-se que, no concelho de Braga, há um número reduzido de instituições privadas com Avaliação do Desempenho Docente implementada. Todavia, as que têm implementado um Sistema de Avaliação, enquanto ferramenta de Gestão do Desempenho, revelam que ele contribui para a melhoria da qualidade educativa, com benefícios para os docentes, crianças, família, comunidade e instituição.
Perceiving Teacher Performance Evaluation as a practice almost nonexistent in social and educational care institutions and recognizing its importance to improve educational quality, this study was conducted to assess its existence. Thereby, the study focused on the theme of Teacher Performance Evaluation in the private education network of Braga, within the context of Daycare and Preschool. With it, we aimed at developing Teacher Performance Evaluation devices that would allow us to build a framework of reference for the implementation of Teacher Performance Evaluation in any private institution in Portugal. Opting for the method of (non-probability) convenience sampling, a questionnaire was applied to fifty-four institutions of the private education network in the municipality of Braga working with Daycare and/or Preschool; the inquiry has yielded fifty responses. In order to pursue the answers taken from the survey on the matter of Teacher Performance Evaluation practices and to obtain the opinion of a manager/director on the subject, four interviews were conducted. Given the purpose of the research, semistructured interviews were undertaken in order to get further information. These interviews were made in four institutions with a Teacher Performance Evaluation System already implemented, along with very positive results for all the stakeholders involved. The results obtained from this research were highly significant, because they allowed us to collect information hitherto unknown such as documents to support the implementation of the Teacher Evaluation. It was found that, in the municipality of Braga, there are a few private institutions with implemented Teacher Performance Assessment systems. However, those that have the Evaluation System as a performance management tool claim that it contributes to the improvement of educational quality, with benefits the staff, children, family, community and the institution.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação de Infância (área de especialização em Supervisão e Pedagogia da Infância)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43041
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marta Filomena Ribeiro Machado.pdf3,57 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID