Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43017
Título: | A participação juvenil como exemplo de intervenção comunitária: a estratégia de mudança social na JCV |
Outro(s) título(s): | Youth participation as an example of community intervention: social change strategy of the JCV |
Autor(es): | Marques, Ana Rita Loureiro |
Orientador(es): | Casulo, José Carlos de Oliveira |
Palavras-chave: | Cruz Vermelha Portuguesa Educação não formal Jovens adultos Portuguese Red Cross Non-formal education Young adults |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | O projeto A participação juvenil como exemplo de Intervenção Comunitária: A estratégia de
mudança social da JCV, centrou-se, numa fase inicial, na formação/capacitação dos líderes
juvenis das áreas locais da juventude, proporcionando ferramentas para o desenvolvimento e
sustentabilidade das mesmas áreas, nomeadamente através da formação de voluntários e/ou
profissionais com o papel de liderança em algumas competências fulcrais para o
desenvolvimento eficaz da sua atividade. O projeto pretendeu trabalhar com estes líderes através
de duas intervenções: por um lado, mais emocional (lógica de formação /capacitação), no
sentido de potenciar a capacidade de lidar com os problemas e de resistir às adversidades; e,
por outro lado, mais racional (lógica da intervenção e prática), da aplicação prática da formação
adquirida na primeira fase, com o objetivo de os líderes juvenis interagirem diretamente com
crianças e jovens mais vulneráveis.
O projeto incidiu predominantemente numa metodologia qualitativa, tendo sido utilizados
diversos instrumentos e técnicas de investigação e intervenção baseando-se na Educação de
Adultos e Intervenção Comunitária, dando especial destaque à educação não formal como
estratégia à formação dos líderes juvenis.
O resultado que se quis alcançar foi o desenvolvimento, por parte do público-alvo, de
competências transversais, como: persistência, trabalho em equipa, relacionamento
interpessoal, planeamento, iniciativa, resiliência, liderança, comunicação. Ao nível do impacto do
projeto, os dados recolhidos e analisados revelam uma resposta bastante satisfatória quanto à
adesão, aceitação e resultados da iniciativa levada a cabo. This report reflects the work carried out between October 2014 and June 2015, under the internship of Masters in Education, in the Adult Education and Community Intervention specialization area, at University of Minho. The intervention was carried out at the national office of Youth Portuguese Red Cross, which is responsible for creating conditions for the youth leader’s intervention, in this organization. The project “Youth participation as an example of Community Intervention: Social change strategy of the Youth Red Cross”, at an early stage, focussed on youth leaders’ education/training of local youth areas, providing tools for development and sustainability of this areas, namely with the training of volunteers and/or professionals with a leadership role in a few keys competences for the effectiveness of its activity. The project aimed to work with these leaders through two interventions: the first one, more emotional (education/training logic) in order to enhance the ability to deal with problems and to resist the adversity; the last one, more rational (intervention and practice logic), with a practical application of the training acquired in the first phase, with aim of the youth leaders interact directly with the most vulnerable children and young people. The project focused mainly on a qualitative methodology has been used several instruments and research and intervention techniques based on the Adult Education and Community Intervention, with special emphasis on non-formal education as a strategy for the training of youth leaders. The result that wants to be achieve was acquisition of transversal competences, on the part of the target audience, such as: persistence, team work, interpersonal relationship, planning, initiative, resilience, leadership and communication. In terms of the project impact, the collected and analysed data revealed a quite satisfactory answer with regard to accession, acceptance and results of the initiative carried out. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43017 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Rita Loureiro Marques.pdf Acesso restrito! | Relatório de Estágio | 18,84 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |