Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/42863
Título: | Avaliação da relação parental no acolhimento residencial de crianças: conceções dos intervenientes e especialistas |
Autor(es): | Pimentel, Maria Helena Martins, Paula Cristina |
Palavras-chave: | Qualidade da relação parental Vínculos próprios da filiação Manifesto desinteresse |
Data: | 30-Set-2016 |
Resumo(s): | Durante o período em que as crianças permanecem acolhidas em Casas de Acolhimento Residencial é fundamental que a relação criança‐família seja avaliada de modo a ser definido, em tempo útil, o projeto de vida mais adequado a cada uma delas, seja ele a adoção, o retorno à família biológica ou o acolhimento residencial. A partir da análise de 32 entrevistas realizadas a técnicos de Casas de Acolhimento Residencial, especialistas em diferentes áreas dos Estudos da Criança, progenitores de crianças acolhidas ou com experiência prévia de acolhimento, e crianças acolhidas ou também com experiência prévia de acolhimento, procurámos explorar quais as suas conceções acerca de três conceitos essenciais no processo de avaliação da relação parental: qualidade da relação parental, vínculos próprios da filiação e manifesto desinteresse. Verificámos que, na delimitação dos referidos conceitos, a dimensão afetiva tem um importante papel. As diferenças surgem na importância dada à competência educativa e à atitude dos pais face à mudança. |
Tipo: | Comunicação oral |
Descrição: | Este trabalho é o resumo de uma comunicação apresentada no 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, realizado na Alfândega do Porto, de 28 de setembro a 1 de outubro de 2016. |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/42863 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Avaliação da relação parental no acolhimento residencial de crianças - Conceção dos intervenientes e especialistas.pdf | 60,58 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |