Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/42847
Título: | Escala de felicidade subjetiva: validação em adolescentes portugueses |
Outro(s) título(s): | Subjective happiness scale: a portuguese adolescent validation |
Autor(es): | Vilas Boas, Daniela Faria |
Orientador(es): | Albuquerque, Teresa Margarida Moreira Freire Barbas de |
Palavras-chave: | Funcionamento positivo Felicidade subjetiva Adolescentes Validação Positive functioning Subjective hapiness Adolescents Validation |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | Nos últimos anos tem havido um aumento crescente no interesse pelo estudo da
felicidade e o do bem-estar subjetivo em diferentes áreas e sobre várias perspetivas.
Lyubomirsky e Lepper (1999) focam a importância da subjetividade no estudo do processo da
felicidade. Destacando o conceito de felicidade nesta investigação e considerando como suporte
quer variáveis positivas como a autoestima e a satisfação com a vida, quer variáveis negativas,
como a depressão, a ansiedade e o stress, o objetivo primordial deste estudo centra-se na
validação da escala de Felicidade Subjetiva para adolescentes portugueses. Participaram neste
estudo 884 alunos do 7º ao 12º ano, de uma escola da zona norte. Os resultados mostram que
esta escala apresenta uma confiabilidade adequada e a análise fatorial confirmatória apresentou
um bom ajuste dos dados ao modelo. Além disso, verificaram-se associações positivas entre as
escalas de funcionamento psicológico positivo (autoestima e satisfação com a vida) e
associações negativas entre estas e a escala de funcionamento psicológico negativo (ansiedade,
depressão e stress). Os resultados sugerem, assim, que a escala de felicidade subjetiva (EF) é
uma medida válida e confiável para avaliar a felicidade subjetiva em jovens portugueses. In recent years there has been an increasing interest in the study of happiness and the subjective well-being in different areas and on different perspectives. Lyubomirsky and Lepper (1999) focus on the importance of subjectivity in the study of the process of happiness. Highlighting the concept of happiness in this research and considering how support both positive variables such as self-esteem and satisfaction with life, whether negative variables such as depression, anxiety and stress, the primary objective of this study focuses on validation of the Subjective Happiness Scale for Portuguese adolescents. The sample consisted of 884 students from 7th to 12th grade, from a school in the north of the country. The results show that this scale has adequate reliability and the confirmatory factor analysis showed a good fit of the data to the model. In addition, there were positive associations between positive psychological functioning scales (self-esteem and life satisfaction) and negative associations between these and the negative psychological functioning scale (anxiety, depression and stress). The results, therefore, suggest that the subjective happiness scale (SHS) is a valid and reliable measure to assess the subjective happiness in Portuguese adolescents. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/42847 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daniela Faria Vilas Boas.pdf | 234,97 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |