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TítuloCity marketing e os eventos: as perceções dos residentes face ao Carnaval de Ovar
Autor(es)Ribeiro, Isabel de Resende
Orientador(es)Sousa, Bruno Miguel Barbosa
Palavras-chaveCarnaval
City marketing
Eventos
Marketing de cidades
Ovar
Perceções
Carnival
Events
Perceptions
Data2016
Resumo(s)Num Mundo que, inegavelmente, compete por investimento, visitantes e residentes, a adoção de abordagens oriundas do marketing tornou-se uma realidade na procura por sustentabilidade. É facto que uma política de city marketing é capaz de promover e transformar uma imagem, dinamizar a atividade económica e potenciar todos os aspetos em que a cidade apresente vantagem competitiva face a outros territórios, pelo que esta associação do marketing às cidades faz todo o sentido. A presente dissertação tem como principal objetivo uma melhor compreensão da problemática do city marketing, ou marketing de cidades, e da sua relação com os eventos, especialmente através das perceções que os residentes têm dos mesmos, assim como a forma como tal poderá influenciar as suas atitudes. Embora a vertente cultural das cidades tenha vindo a evoluir no sentido de se ter volvido, efetivamente, um veículo eficaz para o desenvolvimento das cidades, muitas das vezes, esta vertente falha, na maior parte das vezes, por carecer de um bom planeamento do ponto de vista estratégico, daí esta relação de conceitos. Sendo o Carnaval de Ovar o evento de maior dimensão e aquele que mais benefícios traz à cidade, o propósito primordial desta investigação consistiu em analisar a influência que as perceções dos residentes têm nas suas atitudes, nomeadamente no apoio ao referido evento.
In a world that undeniably competes for investment, visitors and residents, the adoption of approaches derived from the marketing has become a reality in the search for sustainability. It is a fact that a city marketing policy is able to promote and transform an image, boost economic activity and enhance all aspects of the city that present competitive advantage over other territories, so this is why association marketing with cities makes sense. This investigation aims a better understanding of the city marketing problem and their relationship with the events, especially through the perceptions that residents have toward the events themselves, and how this may influence their attitudes. Although the cultural approach of the city has been evolving in order to be an effective vehicle for the development of cities, this often represents failure, due to lack of strategic policies. Being the Carnival of Ovar the largest event and the one that brings more benefits to the city, the primary purpose of this research was to analyze the influence of the residents’ perceptions in their attitudes, in particular the support for this event.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttp://hdl.handle.net/1822/42769
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:EEG - Dissertações de Mestrado
BUM - Dissertações de Mestrado

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