Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/42729
Título: | Rodovia de Braga: reintegração da infraestrutura na cidade |
Autor(es): | Amaro, João Mendes |
Orientador(es): | Cabeleira, João |
Palavras-chave: | Pedonal Viário Braga Rutura Continuidade Mobilidade Acessibilidade Equilíbrio Pedestrian Road Rupture Continuity Mobility Accessibility Equilibrium |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | A presente investigação pretende ensaiar lógicas de qualidade urbana, a partir do questionamento do
confronto entre mobilidade e acessibilidade pedonal e viária vertido em estratégia/projeto de requalificação
urbana.
Neste âmbito, foi eleito como objeto de estudo a Rodovia de Braga, cujo carácter fortemente
viário divide a cidade de leste a oeste impondo-se como momento de rutura à vivência contínua e qualificada
do tecido urbano.
A aproximação ao objeto teve em conta a avaliação das intervenções conducentes à sua configuração
atual, observando-se paralelamente a sua envolvente no que se refere a usos e fluxos, considerando a
escala mais abrangente da cidade, a par de limitações e ruturas morfológicas e imagéticas, a uma escala
local, visando sempre a conquista de uma desejada qualidade do espaço urbano.
A estratégia/projeto orientou-se pela definição de equilíbrios conduzidos por ações como
“racionalizar”, “ligar” e “descobrir”, que fixam matrizes para uma ideia de desenho qualificador da
cidade.
Pretendeu-se a delineação duma estratégia que procurasse a coesão entre o objeto da investigação
e o tecido urbano, trabalhando para uma ideia de rua enquanto lugar de encontro, circulação e estar,
necessariamente extensivel à qualificação de espaços associados de suporte às funções da envolvente,
respondendo e potenciando a diversidade de usos e vivências do urbano.
O resultado é materializado a partir de uma sequência de imagens que visam realçar a atmosfera
idealizada para a Rodovia e espaços agregados, enfatizando a sua resolução local, ao mesmo tempo que
plantas e secções suportam esta leitura e a sua síntese numa lógica de figura contínua que agrega a cidade
de uma ponta a outra.
A investigação propõe assim uma estratégia/projeto de requalificação da Rodovia de Braga fundada
sobre uma reflexão qualitativa do espaço urbano e visando o seu redesenho e reintegração na cidade. The present investigation intends to essay logics of urban quality, starting by questioning the confrontation between pedestrian and road mobility and accessibility, applying it onto an urban requalification strategy/project. Braga’s Rodovia was chosen as the study object. Its strong road character divides the city from east to west, imposing itself as a moment of rupture on the qualified and continuous experience of the urban tissue. The approach to the object took into account the evaluation of the interventions leading to its actual configuration, simultaneously observing its surroundings, regarding uses and fluxes in what concerns the wider scale of the city, and morphological limitations and ruptures concerning the local scale, always bearing in mind the conquest of a desired quality of urban space. The strategy/project was oriented by the definition of equilibria, guided by actions such as “rationalise”, “connect” and “uncover” that fixate the matrices for an idea of a city-qualifying design. The strategy delineation targeted the cohesion between the study object and the surrounding urban tissue, working towards an idea of street as a place for encounters, circulation and leisure, necessarily extensible to the qualification of associated spaces, answering and potentiating the diversity of urban uses and experiences. The result is presented through a sequence of images aiming to emphasize the idealised atmosphere for the Rodovia and aggregated spaces, highlighting its local resolution, while at the same time plans and sections support its understanding and synthesis, in the sense of a continuous figure that reassembles the city from one edge to the other. Thus the investigation proposes a requalification strategy/project of Braga’s Rodovia based on a qualitative reflection of the urban space intending its redesign and reintegration in the city. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cidade e Território) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/42729 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EAAD - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_João Mendes Amaro_2016.pdf | 22,44 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Anexos.zip | 434,62 MB | Unknown | Ver/Abrir |