Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/42665

TítuloIntervenção em contexto escolar: relato de uma experiência
Outro(s) título(s)Intervention in school context: report of an experience
Autor(es)Oliveira, Maria Teresa da Silva
Orientador(es)Ribeiro, Iolanda
Palavras-chaveServiços de psicologia e orientação
Avaliação psicológica
Intervenção psicológica
School psychology services
Psychological assessment
Psychological intervention
Data2016
Resumo(s)Este relatório descreve as atividades realizadas, enquanto psicóloga escolar, nos Agrupamentos de Escolas de Penafiel Sudeste, de Frazão, Joaquim de Araújo e Alberto Sampaio, ao longo dos últimos cinco anos. Caracteriza-se os diversos contextos de trabalho elucidando acerca do enquadramento legal dos Serviços de Psicologia e Orientação. Descrevem-se as principais problemáticas atendidas, a forma como se desenvolve o processo de avaliação psicológica bem como as modalidades de intervenção escolhidas. Ao nível do desenvolvimento vocacional são abordadas as intervenções realizadas junto dos alunos do ensino básico e secundário. Referem-se, ainda, algumas ações de formação realizadas junto de agentes educativos. Ao longo do relatório procura-se evidenciar o conjunto de competências profissionais desenvolvidas, finalizando-se com a análise dos constrangimentos e desafios colocados aos psicólogos escolares, na sua prática quotidiana.
This report looks at the activities implemented by the school psychologist, at “Agrupamentos de Escolas de Penafiel Sudeste, Frazão, Joaquim de Araújo and Alberto Sampaio”, over the past five years. It defines the various working contexts as well as elucidates the legal framework of the school psychology services. The work points out typical issues, measures taken using psychological assessment and the intervention procedures adopted for the entire processes. Interventions in the vocational development of students of various levels (elementary to secondary) are addressed and the formative actions, taken by parents and school staff. The report highlights the need for advanced professional skills and concludes with an analysis of the challenges and constraints that school psychologists are taking in their professional life.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42665
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Teresa da Silva Oliveira.pdf
Acesso restrito!
1,81 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID