Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/42665
Título: | Intervenção em contexto escolar: relato de uma experiência |
Outro(s) título(s): | Intervention in school context: report of an experience |
Autor(es): | Oliveira, Maria Teresa da Silva |
Orientador(es): | Ribeiro, Iolanda |
Palavras-chave: | Serviços de psicologia e orientação Avaliação psicológica Intervenção psicológica School psychology services Psychological assessment Psychological intervention |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | Este relatório descreve as atividades realizadas, enquanto psicóloga escolar, nos
Agrupamentos de Escolas de Penafiel Sudeste, de Frazão, Joaquim de Araújo e Alberto
Sampaio, ao longo dos últimos cinco anos. Caracteriza-se os diversos contextos de trabalho
elucidando acerca do enquadramento legal dos Serviços de Psicologia e Orientação.
Descrevem-se as principais problemáticas atendidas, a forma como se desenvolve o processo
de avaliação psicológica bem como as modalidades de intervenção escolhidas. Ao nível do
desenvolvimento vocacional são abordadas as intervenções realizadas junto dos alunos do
ensino básico e secundário. Referem-se, ainda, algumas ações de formação realizadas junto de
agentes educativos. Ao longo do relatório procura-se evidenciar o conjunto de competências
profissionais desenvolvidas, finalizando-se com a análise dos constrangimentos e desafios
colocados aos psicólogos escolares, na sua prática quotidiana. This report looks at the activities implemented by the school psychologist, at “Agrupamentos de Escolas de Penafiel Sudeste, Frazão, Joaquim de Araújo and Alberto Sampaio”, over the past five years. It defines the various working contexts as well as elucidates the legal framework of the school psychology services. The work points out typical issues, measures taken using psychological assessment and the intervention procedures adopted for the entire processes. Interventions in the vocational development of students of various levels (elementary to secondary) are addressed and the formative actions, taken by parents and school staff. The report highlights the need for advanced professional skills and concludes with an analysis of the challenges and constraints that school psychologists are taking in their professional life. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/42665 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Teresa da Silva Oliveira.pdf Acesso restrito! | 1,81 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |