Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/42658
Título: | Viver experiências e experienciar vivências na escola |
Outro(s) título(s): | Living experiences and experience experiences in school |
Autor(es): | Raquel Maria de Carvalho Poínhas da Silva |
Orientador(es): | Taveira, Maria do Céu |
Palavras-chave: | Contexto escolar Agrupamentos de escolas Profissional de psicologia Atividades School context School clusters Psychology profissional Activities |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | O presente relatório expõe uma síntese da atividade profissional da orientanda, enquanto
psicóloga, para obtenção do grau de Mestrado Integrado em Psicologia, pela Universidade do
Minho, estando elaborado de acordo com as regras e recomendações do Despacho Reitoral RT
38/2011. Assim, no início deste trabalho é apresentado o curriculum vitae, descrevendo a
formação académica obtida, bem como as certificações que tem vindo a alcançar ao longo dos
anos e os cursos e as ações de formação frequentados. Segue-se uma breve descrição sobre a
intervenção em contexto escolar, nos últimos cinco anos letivos, em quatro agrupamentos de
escolas, bem como as atividades realizadas, sendo à posteriori aprofundadas. Abordam-se
também os cargos desempenhados, e os respetivos objetivos alcançados, bem como a
atividade académica desenvolvida até à data. Na segunda parte, são então descritas as
atividades enquanto psicóloga em contextos escolares muito diversificados, nomeadamente o
Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra-Escalada, o Agrupamento de Escolas de
Abação, o Agrupamento de Escolas de Escariz e o Agrupamento de Escolas Garcia de Orta.
Menciona-se o trabalho com os alunos, encarregados de educação e família mais alargada,
pessoal docente, pessoal não docente, órgãos de gestão, equipas multidisciplinares, entre
outros. Finalmente, na terceira parte deste relatório, tem lugar uma reflexão sobre todos estes
momentos de intervenção psicológica, esperando-se ter contribuído para uma imagem positiva
dos profissionais de Psicologia, embora muito haja ainda a aprender. This report aims to summarize the student’s professional activity as a psychologist in order to get the Psychology Master’s Degree, by the Minho University. This document is prepared in accordance with the rules and recommendations of the Order Reitoral RT 38/2011. Firstly, it will be presented the curriculum vitae, describing the academic certification obtained as well as the other certifications, training courses and actions attended throughout the years .Then, there is a brief description of the intervention in school context in the last five years in four school clusters, which will be developed afterwards. It is also referred the positions held and the objectives achieved. The academic activity developed until then is mentioned as well. In the second part, the activities as psychologist in the very different school settings are described, such as Pampilhosa da Serra-Escalada, Abação, Escariz, and Garcia de Orta School Groups. The work developed with students, parents and extended family, teaching staff, nonteaching staff, school leaders, parents associations, multidisciplinary teams, among others is also mentioned. Finally, in the third part of this report, it takes place a reflection on all these moments of psychological intervention. Thus, it is hoped that this work has contributed to present a positive image of all the psychology professionals even though there is always lots of new things to learn. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de atividade profissional de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização de Psicologia Escolar e da Educação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/42658 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Raquel Maria de Carvalho Poínhas da Silva.pdf Acesso restrito! | 1,67 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |