Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/42599

TítuloMigrações e comunicação: brasileiros que escolheram Portugal como destino
Outro(s) título(s)Migration and communication: brazilians who have chosen Portugal as destination
Migración y comunicación: los brasileños que han elegido como destino portugal
Autor(es)Abdo, Cláudio
Orientador(es)Cabecinhas, Rosa
Brasil, Julia Alves
Palavras-chaveComunicação intercultural
Cultura
Identidade
Ferramentas de aculturação
Intercultural communication
Culture
Identity
Acculturation tools
Comunicación intercultural
La identidad
Herramientas de aculturación
Data2016
Resumo(s)Os brasileiros constituem o maior grupo de estrangeiros a residir em Portugal. Os fluxos migratórios entre os dois países têm conhecido ao longo dos anos algumas flutuações. Conforme a crise econômica, política e social atingem o Brasil, faz-se necessário buscar respostas às perguntas que permeiam os cidadãos brasileiros que optam em deixar o país e buscar uma vida longe de sua terra natal. Compreender o contexto da comunicação intercultural, os aspectos relacionados à identidade, à língua, à comunicação, às ferramentas de aculturação utilizadas são excelentes pontos de partida. Depois da revisão da literatura que atendeu aos tópicos mencionados, continuou-se com uma pesquisa realizada com 20 (vinte) brasileiros que residem em Portugal há menos de dois anos, através de uma entrevista e um guião, optou-se por utilizar o conceito bola-de-neve (snowball) para encontrar os membros do grupo participante. Pretendeu-se responder às questões levantadas e perceber melhor os motivos que fazem com que os brasileiros deixem o Brasil para residir em Portugal no século XXI e a pesquisa aponta os motivos, as expectativas, as contradições, dificuldades e facilidades encontradas neste processo de aculturação.
Brazilians are the largest group of foreigners living in Portugal. Migratory flows between the two countries have known over the years some fluctuations. As the economic, political and social crisis reach Brazil, it is necessary to seek answers to questions that permeate Brazilian citizens who choose to leave the country and seek a new life away from his homeland. Understanding the context of intercultural communication, the aspects related to identity, language, communication and acculturation which are used are excellent starting points. After review of the literature that attended the mentioned topics, continued with a survey of twenty (20) Brazilians living in Portugal within two years through an interview and a script, it was decided to use the concept of snowball to find the members of the participant group. It was intended to answer the issues raised and better understand the reasons that make Brazilians leave Brazil to live in Portugal in the XXI century and the research shows the reasons, expectations, contradictions, difficult and easy aspects found in the acculturation process.
Los brasileños son el mayor grupo de extranjeros que viven en Portugal. Los flujos migratorios entre los dos países han conocido en los últimos años algunas fluctuaciones. A medida que la crisis económica, política y social llega a Brasil, es necesario buscar respuestas a las preguntas que impregnan los ciudadanos brasileños que optan por abandonar el país y buscar una vida lejos de su tierra natal. Comprender el contexto de la comunicación intercultural, los aspectos relacionados con la identidad, el lenguaje, la comunicación, la aculturación de las herramientas utilizadas son excelentes puntos de partida. Después de la revisión de la literatura que asistió a los temas mencionados, continuó con una encuesta de veinte (20) brasileños que viven en Portugal hace menos de dos años a través de una entrevista y un guión, se decidió utilizar el concepto de bola de nieve para encontrar los miembros del grupo participante. Se tenía la intención de responder a las cuestiones planteadas y entender mejor las razones que hacen que los brasileños dejen Brasil para vivir en Portugal en el siglo XXI y la investigación muestra las razones, las expectativas, las contradicciones, las dificultades y las facilidades que se encuentran en el proceso de aculturación.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42599
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations
DCC - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cláudio Abdo.pdf993,34 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID