Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/42582

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlonso, Maria Luísa Garciapor
dc.contributor.advisorFernandes, Rui Eduardo Trindadepor
dc.contributor.authorAlves, Cidália Maria Diaspor
dc.date.accessioned2016-09-12T11:42:28Z-
dc.date.available2016-09-12T11:42:28Z-
dc.date.issued2016-06-09-
dc.date.submitted2015-12-01-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/42582-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Ciências da Educação - Especialidade em Desenvolvimento Curricularpor
dc.description.abstractA mudança, enquanto característica social e, por conseguinte, atributo da realidade escolar, exige, à investigação e aos investigadores, um olhar abrangente e uma visão simultaneamente meta-analítica e prospetiva sobre propostas transformadoras e eficazes para as necessidades da sociedade e da educação do século XXI. Nessa perspetiva, foi realizado este estudo sobre o Projeto PROCUR – Projeto Curricular e Construção Social. Iniciado nos anos noventa do século XX, no âmbito da formação de professores na Universidade do Minho, foi ampliando o seu campo de incidência por várias fases e contextos de desenvolvimento, numa adequação à constante evolução das políticas educativas e formativas, salvaguardando, todavia, os seus princípios, fundamentos e valores. Movidos pelo objetivo de compreender e perspetivar o PROCUR enquanto Projeto e Modelo de inovação educativa e formativa em Portugal, centrado no constructo de integração curricular, desenvolvemos uma investigação tripartida entre o passado, o presente e o futuro, o que nos permitiu a construção de uma conceção diacrónica sobre o percurso e as encruzilhadas rumo à mudança. Recorremos, para tal, a uma aproximação metodológica integrada, sustentada no paradigma qualitativo, constituindo o estudo de caso com uma abordagem histórica a opção mais congruente com os objetivos traçados. A revisão de literatura e as entrevistas a informantes-chave constituíram os procedimentos de recolha de dados utilizados. Os resultados provenientes desta triangulação de dados apresentam o PROCUR como um referencial de inovação curricular e pedagógica, tendo um impacto significativo nas políticas educativas e nas práticas escolares e formativas em Portugal nos últimos vinte e cinco anos continuando a configurar os quadros axiológicos, teóricos e práticos de muitos profissionais e instituições educativas e formativas em Portugal. Estas repercussões denotam a importância das perspetivas curriculares e organizacionais integradoras e globalizantes, numa lógica de investigação e reflexão em torno da criação e sustentação de comunidades de aprendizagem.por
dc.description.abstractThe change, whilst social characteristic and by consequence an education reality attribute, demands to the research and researchers, an in-depth look and simultaneously a metaanalytic and prospective sight over effective and transforming proposals for the XXI century society and education needs. In this perspective, it was conducted this study on the PROCUR Project – Curricular Project and Social Construction. Started in the nineties of the XX century, in the scope of teachers training at the University of Minho, it was expanding its incidence field through several phases and development contexts, in an adequacy to the constant evolution of the educative and formative policies, safeguarding, however, its principles, fundamentals and values. Driven by the goal of comprehending and prospecting the PROCUR while Project and Model of educative and formative innovation in Portugal, focused on the curricular integration construct a tri-parted research between the past, present and future was developed, which allowed the construction of a diachronic conception over the route and crossroads towards the change. An integrated methodological approach was resorted, sustained in the qualitative paradigm, building the case study with an historic approach as the most congruent option with the established goals. The literature revision as well as the key-informant interviews constituted the used data collection procedures. The results from this data triangulation present the PROCUR as a curricular and pedagogic innovation referential, having a significate impact in the educational policies as well as in the Portuguese scholar and formative practices over the last twenty five years, continuing as the axiological, theoretical and practical references of many professionals, educative and formative institutions in Portugal. These rebounds mark the importance of the integrative and globalized curricular and organizational perspectives, in an investigation and logic reflection around the creation and sustainability learning communities.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInovação educativapor
dc.subjectIntegração curricularpor
dc.subjectProjeto Curricular Integradopor
dc.subjectInvestigação-ação colaborativapor
dc.subjectComunidades de aprendizagempor
dc.subjectEducative innovationpor
dc.subjectcurricular integrationpor
dc.subjectIntegrated Curricular Projectpor
dc.subjectCollaborative Research-actionpor
dc.subjectLearning communitiespor
dc.titleProjeto PROCUR: Testemunhos sobre um Movimento de inovação, centrado na integração curricular, na escola básica portuguesapor
dc.title.alternativePROCUR Project: Testemonies over an innovation movement, centered in the curricular integration in the portuguese basic schoolpor
dc.typedoctoralThesiseng
dc.identifier.tid101375824por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cidália Maria Dias Alves.pdf14 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID