Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/42515

TitleO (pós) crítico na desconstrução curricular
Other titlesThe (post) critical theory in the curricular deconstruction
El (pos) crítico en la deconstrucción del currículo
Author(s)Pacheco, José Augusto
Sousa, Joana Raquel Faria de
KeywordsTeoria crítica
Teoria pós-crítica
Atitude crítica
Estudos curriculares
Critical theory
Post-critical theory
Critical attitude
Curriculum studies
La teoría crítica
La teoría pos-crítica
Crítica atctitud
Los estudios curriculares
Issue date2016
PublisherUniversidade Federal de Sergipe (UFS)
JournalRevista Tempos e Espaços em Educação
Abstract(s)Como em todos os campos do conhecimento das ciências humanas e sociais, a educação tem sido confrontada com perspetivas epistemológicas ligadas à teorização crítica e com novas discussões introduzidas pelas análises pós. Entende-se, neste artigo, que, em termos conceptuais, as teorias crítica e pós-crítica existem numa multiplicidade de abordagens e que as suas diferenças se inscrevem em redes conceptuais de discursos e práticas que têm aspetos em comum, mesmo que, por vezes, pareçam antagónicas. Atualmente, nos estudos curriculares, a sua discussão tende a fazer-se em torno do conhecimento num quadro de políticas curriculares distintas, umas orientadas pelo legado universal das disciplinas, outras baseadas em argumentos que valorizam a subjetividade.
As in all human and social sciences fields in education the knowledge has been confronted with epistemological perspectives that are related to the critical theory with further discussions introduced by the post analysis. In this article it is assumed that the conceptualization of critical theory and/or post-critical theory are embedded in a multiplicity of approaches with differences that are shared by conceptual discourses and practices network, even if it sometimes seems to be antagonist. In this context the curriculum studies discussion tends to focus on knowledge reflecting the universal legacy of disciplines, some of them based on arguments that value subjectivity.
Como en todos los campos de conocimiento de ciencias humanas y sociales, la educación ha sido enfrentada con perspectivas epistemológicas relacionadas con la teoría crítica, con remotas discusiones introducidas por los análisis del post. Se entiende, en este artículo, que en términos conceptuales, en la teoría crítica y/o pos-crítica hay una multiplicidad de enfoques y que sus diferencias son parte de redes conceptuales que tienen varios aspectos en común, mismo que, algunas veces lo parezcan antagónicas. La discusión de los estudios curriculares se tiende a hacer alrededor del conocimiento, unos orientados por el legado universal de disciplinas, otros basados en argumentos que valoran la subjetividad.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/42515
DOI10.20952/revtee.2016vl9iss17pp65-74
ISSN1983-6597
2358-1425
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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