Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/42509

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPacheco, José Augustopor
dc.contributor.authorMarques, Micaelapor
dc.date.accessioned2016-09-09T09:10:08Z-
dc.date.available2016-09-09T09:10:08Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/42509-
dc.description.abstractDiscute-se, neste texto, a formação, o conhecimento e o trabalho docente em tempos de avaliação externa, a partir de abordagens téorico-conceptuais, com referências a uma pesquisa sobre avaliação institucional. Porque a globalização é um processo com consequências na escola e no trabalho docente, a questão dos saberes docentes é inserida no contexto dos Estudos Curriculares e da Didática. São, assim, explorados o conceito de aprendizagem profissional docente, a governamentalidade curricular centrada em resultados e standards e o impasse em que se encontram os professores quando se discute o estreitamento do currículo e das condições do trabalho docente.por
dc.description.abstractIn this text we are discussing the knowledge, training and work teaching in an era of external evaluation from theoretical and conceptual approaches, with references to research on national research on institutional evaluation. Because globalization is a process with consequences for school, and teaching work, the issue of teaching knowledge is inserted in the context of Curriculum Studies, and Didactic, as well as. Are therefore explored the concept of teacher professional learning, curriculum governance focused on results and standards and the impasse in which they are teachers when discussing the narrowing of the curriculum and the conditions of teaching.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherNúcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (NETE). Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGlobalizaçãopor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectGlobalizationpor
dc.subjectKnowledgepor
dc.subjectWork techingpor
dc.titleFormação, conhecimento e trabalho docente em tempos de regulação avaliativa externapor
dc.title.alternativeEducation, knowledge and teaching work in times of regulative external evaluation-
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.portal.fae.ufmg.br/revistas/index.php/trabedu/article/view/2317/1575por
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationStartPage35por
oaire.citationEndPage55por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitleRevista Trabalho & Educaçãopor
oaire.citationVolume24por
sdum.journalRevista Trabalho e Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Trabalho e educação.pdf463,41 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID