Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/42442

TítuloFormação de professores e inclusão em Moçambique
Outro(s) título(s)Teacher education and inclusion in mozambique
Autor(es)Nhapuala, Gildo
Almeida, Leandro S.
Palavras-chaveEducação inclusiva
Necessidades Educativas Especiais
Professores
Formação
Moçambique
Data2016
EditoraNasen
RevistaJournal of Research in Special Educational Needs
Resumo(s)A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) faz parte das preocupações dos sistemas educativos modernos (Ainscow, 1993). A sua implementação, no entanto, carece de professores devidamente formados (Forlin, 2010; Rodrigues & Rodrigues, 2011). Tomando uma amostra de professores de escolas do ensino básico da cidade e província de Maputo em Moçambique (n=329), avaliamos através de um questionário as suas vivências e perceções em relação à educação inclusiva. Para o efeito recorremos a um questionário previamente validado, constituído por 29 itens repartidos por três dimensões: (i) conceções dos professores sobre educação inclusiva, (ii) perceção dos professores sobre a qualidade da sua formação inicial, e (iii) avaliação da sua preparação para trabalhar em educação inclusiva. Os resultados sugerem que existem diferenças estatisticamente significativas comparando os professores com ou sem experiência anterior de trabalho com alunos com NEE, apresentando os professores com essa experiência melhores avaliações da qualidade da sua formação inicial para responder aos desafios da sua prática pedagógica no contexto da educação inclusiva. Não se observaram diferenças considerando os diversos modelos de formação que coexistiram no Sistema Educativo Moçambicano e a idade dos professores. Em nosso entendimento, face à incipiência da formação inicial e contínua na área das NEE por parte da generalidade dos professores em atuação, a experiência profissional que tiveram com estes alunos acaba por ser decisiva para as vivências e perceções dos professores relativamente à implementação da educação inclusiva.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42442
DOI10.1111/1471-3802.12314
ISSN1471-3802
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Nhapuala_et_al-2016-Journal_of_Research_in_Special_Educational_Needs (1)....pdf246,15 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID