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TítuloRecepção televisiva e mediação: práticas em contexto familiar
Outro(s) título(s)Television reception and mediation: practices in a family context
Autor(es)Pereira, Sara
Palavras-chaveMediação
Recepção
Televisão
Família
Mediation
Reception
Television
Family
Data2008
EditoraUniversidad Complutense de Madrid. Facultad de Ciencias de la Información
RevistaMediaciones Sociales
Resumo(s)Com este artigo pretende-se analisar os processos de interacção e de mediação da família em relação à televisão. Esta análise baseia-se num estudo desenvolvido com famílias de diferentes meios socio-económicos e geográficos da região de Braga, uma cidade situada no Norte de Portugal. Foram objectivos da investigação analisar a recepção televisiva familiar a partir do contexto mais vasto das práticas sociais quotidianas e conhecer os processos de mediação que as famílias desenvolvem em relação às experiências televisivas das crianças. Partiu-se do pressuposto de que a mediação se reveste de particular significado para a recepção televisiva, podendo ser a forma mais importante e decisiva das famílias promoverem um uso positivo da televisão, em particular pelo público mais novo. O estudo ancorou-se, teoricamente, no paradigma da interacção e mediação social, que surgiu como “um programa, como um modelo de análise sociológico” (Martín Serrano, 1978: 44), que permitiu atribuir sentido às práticas sociais quotidianas e identificar os processos de mediação em relação à recepção televisiva.
This article analyses the interaction and mediation processes of the family with regards to television. The analysis is based on a study conducted with families from different socio-economic and geographical environments in Braga, a city in northern Portugal. The aims of this investigation were to analyze television reception by families in a broader context of daily social practices, and to understand the mediation processes that families carry out with regards to the television experiences of their children. We start from the idea that this mediation grants particular meanings to television reception, and that it is arguably the most important and decisive way by which families promote a positive television consumption, especially regarding the younger audience. The study is theoretically based in the interaction and social mediation paradigm, as a “program, a model for sociological analysis” (Martín Serrano, 1978: 44) that confers meaning to the daily social practices and identifies the mediation processes related with television reception.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42243
ISSN1989-0494
Versão da editorahttp://pendientedemigracion.ucm.es/info/mediars/MediacioneS2/Indice/PereiraS/pereiras.html
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

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