Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/42144

TítuloVoluntariado empresarial: uma estratégia para a sustentabilidade organizacional
Autor(es)Correia, Adelina
Domingues, Ivo
Delerue Matos, Alice
Palavras-chaveVoluntariado empresarial
Responsabilidade social das organizações
Sustentabilidade organizacional
Recursos humanos
Data2014
EditoraAlmedina
CitaçãoCorreia, A., Domingues, I., & Matos, A. (2014). Voluntariado empresarial: uma estratégia para a sustentabilidade organizacional. In Responsabilidade Social: Na governação, nas empresas e nas organizações não empresariais. Do diagnóstico à ação (pp. 199–213). Lisboa: Almedina. ISBN 978-972-40-5328-8.
Resumo(s)A globalização, os impactos económicos, sociais e ecológicos, a alteração da relação entre as organizações e as entidades interessadas favoreceram a mudança de padrão e comportamentos organizacionais e mudaram as bases da sustentabilidade organizacional. A Responsabilidade Social Organizacional institucionalizou-se progressivamente como campo de gestão associado à transparência, ética e cidadania, geradoras de capital simbólico associado à reputação e à legitimação. Nesta reorientação estratégica da relação das organizações com o ambiente onde operam, o voluntariado empresarial aflora como um instrumento de criação de valor económico e social. Este tem amplitude interna e externa, mobilizando colaboradores, organizações e comunidades. A sua adoção tem atraído uma preferência crescente pelas pressões institucionais para a isomorfização, pela melhoria do capital social organizacional ou pelo reconhecimento das vantagens económicas inerentes. Muito embora as motivações sejam distintas (altruístas, ideológicas e/ou materiais), as vantagens convergem para a maximização do potencial humano dos recursos envolvidos e da sustentabilidade organizacional. Constata-se uma melhoria das atitudes face ao trabalho, por via da maior identificação com a organização e um aumento do capital social pela confiança e cooperação cívica recrutadas. O voluntariado empresarial, sempre que integrado na cadeia de valor organizacional, contribui para a sustentabilidade da organização, dado que atua como uma plataforma de oportunidades que pode ser ativada/estimulada pelos colaboradores que o desejam, pela organização que o propõe e pelas comunidades que o reclamam. Esta é uma plataforma que alcança a dimensão económica, ambiental e social e as equilibra, tomando nota das necessidades a suprir pela antevisão de novas tendências, constituindo-se assim numa vantagem competitiva e comparativa. Esta reflexão tem natureza conceptual e adota os seguintes objetivos: 1) identificar vantagens do voluntariado empresarial, enquanto gerador de ativos intangíveis, nas estratégias organizacionais; 2) problematizar a adequação de práticas de gestão de recursos humanos ao voluntariado empresarial.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42144
ISBN978-972-40-5328-8
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2014 - Correia, Domingues, Matos - Voluntariado empresarial.pdf292,95 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID