Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/42117

TitleA era da participação digital e da cultura do gratuito
Other titlesThe age of digital participation and the culture of free
Author(s)Oliveira, Sandra
KeywordsConsumidor
Participação
Cultura
Novos meios
Consumer
Participation
Culture
New media
Issue date2015
PublisherInstituto Superior de Entre Douro e Vouga (ISVOUGA)
JournalInternational Journal of Marketing, Communication and New Media
Abstract(s)O presente artigo tem como propósito principal analisar o consumidor/utilizador de internet a partir de três fatores que o influenciam e o definem: a cultural digital, a cultura da participação e a cultura do gratuito. Este texto pretende, a partir de uma revisão bibliográfica, abordar um quadro teórico de referência das perceções de Kerckhove (1997) sobre o consumidor e as perspetivas de Castells (2001), de O´Reilly (2005), de Jenkins (2006) e de Anderson (2008, 2009) sobre o tipo de era onde ele se insere, e contribuir para melhorar o entendimento do consumidor dos novos meios digitais.
This present paper analyzes internet consumer/user from three factors that influences and defines him: digital culture, participatory culture and culture of free. From a literature review methodology, this text intends to address a theoretical framework from Kerckhove (1997) perceptions on the consumer and Castells (2001), O´Reilly (2005), Jenkins (2006) and Anderson (2008, 2009) perspectives on the kind of era where it belongs, and contribute to understand the new digital media consumer.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42117
ISSN2182-9306
Publisher versionhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/81
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SO_2015_IJMCNM.pdf525,3 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID