Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41969

TítuloMicrobiologia no 1.º ciclo do ensino básico: Uma proposta de atividade experimental sobre higiene das mãos
Outro(s) título(s)Microbiology in primary school: A proposal of experimental activity on hand hygiene
Autor(es)Carvalho, Graça Simões de
Mafra, Paulo
Lima, Nelson
Palavras-chaveEducação para a saúde
Microrganismos
Ensino Básico
Ensino fundamental
Ensino primário
Health Education
Microorganisms
Hand hygiene
Basic education
Fundamental education
Primary science
Data2015
EditoraAssociação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC)
CitaçãoCarvalho, G.S., Mafra, P. & Lima, N. (2015). Microbiologia no 1.º ciclo do ensino básico: uma proposta de atividade experimental sobre higiene das mãos. In:Anais X ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências). Águas de Lindoia, São Paulo, Brasil, 24-27 novembro 2015.
Resumo(s)Com o objetivo de promover o ensino experimental da microbiologia no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), implementou-se uma proposta de educação para a saúde centrada na higiene das mãos. Esta atividade prática foi desenvolvida com 16 alunos de Bragança, Portugal, que frequentavam o 4.º ano do 1.º CEB e centrou-se na questão-problema: Porque devemos lavar as mãos antes das refeições? Os resultados mostraram que os alunos passaram a reconhecer que têm bactérias nas mãos e verificaram a eficácia do processo de lavagem das mãos. Compreenderam ainda que algumas bactérias podem ser responsáveis por doenças, especialmente se não lavarem as mãos antes das refeições. Concluiu-se que esta atividade poderá ajudar as crianças, logo no 1.º CEB, através de uma forma autónoma e responsável, a entender a importância da lavagem das mãos, para que não seja associada apenas a um comportamento socialmente correto ou a uma simples regra a cumprir.
In order to promote experimental teaching of microbiology in primary school, a proposal on health education focused on hand hygiene was implemented. This practical activity was developed with 16 students of Bragança, Portugal, enrolled in the 4th year of primary school and focused on the question-problem: “Why should we wash our hands before meals?”. The results showed that pupils have come to recognize that they have bacteria on their hands and verified the effectiveness of the hand washing process. They also understood that some bacteria can be responsible for diseases, especially if they do not wash their hands before meals. It was concluded that this activity can help children as early as the primary school, through an autonomous and responsible manner, to understand the importance of hand washing, so that they see this procedure beyond the socially correct behavior or a simple rule to fulfill.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41969
ISSN1809-5100
Versão da editorahttp://www.xenpec.com.br/anais2015/listaresumos.htm
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ENPEC-2015_Microbiol-maos.pdf77,88 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID