Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/41630
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Teixeira, Rita Roque Gameiro Tenreiro Patrício | por |
dc.contributor.author | Silva, António Joaquim Cerqueira Gomes da | por |
dc.date.accessioned | 2016-05-17T10:51:19Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/41630 | - |
dc.description | Relatório de atividade profissional de mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas | por |
dc.description.abstract | O objetivo desta monografia consiste na elaboração de um relatório da minha atividade docente compreendida entre os anos de 1994 e 2014. Como professor de Português lecionei todos os níveis de ensino do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e também ministrei aulas aos cursos noturnos, nomeadamente a turmas de Educação e Formação de Adultos (EFA) e a turmas do Centro de Novas Oportunidades (CNO) da Escola Secundária Carlos Amarante, em Braga. A minha reflexão incide com mais pormenor, precisamente, sobre os anos em que trabalhei com os alunos adultos (neste contexto, o subtítulo da dissertação justifica-se, como veremos mais adiante), não descurando, no entanto, o relato das outras experiências pedagógicas que tive ao longo destes vinte anos de serviço docente. Durante quatro anos letivos consecutivos (entre 2008 e 2012) lecionei a área de Cultura, Língua e Comunicação (CLC) – nível secundário - a alunos de cursos EFA e do CNO nas Escolas Secundárias Carlos Amarante e D. Maria II, em Braga. Sendo uma área afim da disciplina em que me formei – Português - adaptei o Referencial de Competências Chave1 preconizado para a referida área às vertentes essenciais da língua materna, nomeadamente aos domínios da leitura, escrita, oralidade e interpretação textual. A área de CLC contém sete temas ou núcleos geradores (designação técnica), que deverão ter em conta alguma experiência empírica dos formandos, designados por Equipamentos e Sistemas Técnicos (EST), Ambiente e Sustentabilidade (AS), Saúde (S), Gestão e Economia (GE), Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Urbanismo e Mobilidade (UM) e Saberes Fundamentais (SF). Neste último núcleo gerador, preconizei a leitura e análise de várias obras literárias com parâmetros prédefinidos, dando ênfase a uma abordagem mais detalhada do romance Memorial do Convento de José Saramago. A centralidade da referida reflexão incide assim sobre o modus operandi da minha prática letiva nesta área, conjugando esta análise com a demonstração da importância do estudo da obra literária atrás referida para a compreensão do mundo em que vivemos e também para reforçar a ideia de que nunca é tarde para aprender, como o fez, aliás, o próprio autor. Uma das estratégias adotadas para o fazer passou pela leitura dos últimos parágrafos do romance saramaguiano que, depois da devida contextualização, suscitou a curiosidade, espicaçou os alunos (tanto os do 12º Ano como os dos cursos noturnos) a lerem, nem que fosse só um parágrafo. A partir daqui definiu-se e caraterizou-se o romance histórico, contextualizou-se a época do romance e salientou-se a sua estrutura, aludiu-se ao papel do narrador, ao tempo, ao espaço, às personagens e outras categorias da narrativa. Para além disto, refletiu-se sobre vários temas tratados na obra, destacando-se, por exemplo, a questão da utopia a propósito da construção da passarola, uma das linhas de ação da obra. Este é um outro ponto de análise, abordado numa perspetiva literária e filosófica. Em conclusão, a organização do relatório desenvolve-se em torno das quatro vertentes mencionadas, começando pelas referências genéricas da atividade docente (capítulo 1), seguindo-se o relato das experiências pedagógicas nos cursos noturnos (capítulo 2), integrandose aqui, e por esta ordem, a importância sempre dada nas minhas aulas à leitura (capítulo 3) e, por último, o tema intemporal da utopia (capítulo 4) tão do agrado do Padre António Vieira, de Fernando Pessoa e do nosso prémio nobel, José Saramago, expoentes máximos da Literatura Portuguesa. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.title | Mãe, vai estudar: relatório de atividade profissional | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 201429519 | - |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 16 valores | - |
sdum.uoei | Instituto de Letras e Ciências Humanas | por |
dc.subject.fos | Humanidades::Línguas e Literaturas | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
António Joaquim Cerqueira Gomes da Silva.pdf Acesso restrito! | 7,84 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |