Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/41579

TitleImagem de destinos turísticos: um estudo sobre as publicações brasileiras
Other titlesDestination tourism image: a brazilian publications study
Imagen de destinos turísticos: un estudio sobre las publicaciones brasileñas
Author(s)Scalabrini, Elaine Cristina Borges
Remoaldo, Paula Cristina Almeida
Lourenço, Júlia
KeywordsAnálise metodológica
Destinos turísticos
Imagem
Publicações brasileiras
Image
Tourism destination
Brazilian publications
Methodological analysis
Imagen
Destinos turísticos
Publicaciones brasileñas
Análisis metodológicas
Issue dateJul-2015
PublisherUniversidade de São Paulo
JournalRevista Turismo em Análise
CitationScalabrini E. C. B., Remoaldo P. C., Lourenço J. Imagem de Destinos Turísticos: um estudo sobre as publicações brasileiras, Revista Turismo em Análise , Vol. 26, Issue 3, pp. 541-557, doi:10.11606/issn.1984-4867.v26i3p541-557 , 2015
Abstract(s)Os estudos referentes ao turismo dedicam-se à compreensão de diferentes temas, sendo que um bastante analisado à escala internacional é a questão da imagem de um destino turístico. O interesse por este tema é percebido em diversas áreas do conhecimento, como a sociologia e o marketing. No Brasil, há diversos pesquisadores dedicando-se à imagem dos destinos turísticos. Assim, buscando compreender de que forma este tema tem sido trabalhado no Brasil, este estudo de caráter bibliográfico teve como objetivo analisar e compreender as publicações sobre imagem de destinos turísticos em periódicos brasileiros, nos últimos seis anos (2008-2014). A partir de um levantamento dos artigos publicados neste período, usando como ferramenta de busca o site “Publicações de Turismo”, foram identificados vinte e oito artigos. A análise permitiu verificar que os estudos estão concentrados na compreensão da imagem de um determinado destino. Os artigos analisados são predominantemente estudos empíricos e há um equilíbrio entre os de caráter quantitativo e qualitativo. No que diz respeito à bibliografia, foi possível identificar que os autores brasileiros que têm trabalhado com o tema de imagem de destinos, já buscam bibliografias internacionais para fundamentar os seus estudos. Também nos trabalhos sobre este tema, identificou-se uma maior maturidade dos autores no que diz respeito à utilização das ferramentas estatísticas. Alguns estudos fazem uma análise aprofundada dos estudos internacionais e aplicam estas teorias no Brasil. Conclui-se que este tema tem sido estudado com maior profundidade no país, se comparado com os temas como o da percepção de residentes.
Tourism related studies encompass several research topics including destination tourism image. This issue is perceived in different areas of knowledge such as sociology and marketing. In Brazil, many researchers have tried to understand the destination tourism image of the country. In order to understand how this topic has been worked in Brazil, this bibliographical study aimed to analyze and understand the image content about tourist destinations in Brazilian journals in the last six years (2008-2014). From a survey of articles published in this period, using as search the website "Tourism Publications," twenty-eight articles were identified. The analysis showed that the studies are focused on understanding the image of a destination in particular, especially at the country image level. The articles analyzed are predominantly empirical studies and there is a balance between quantitative and qualitative. With regard to the literature, we found that the Brazilian authors who have worked with the picture theme destinations, already seeking international bibliographies to support their studies. Also in the works on this topic, it was identified better maturity of the authors regarding the use of statistical tools. Some studies make a good analysis of international studies and apply these theories in Brazil. It was concluded that this topic has been studied in greater depth in the country, compared to subjects such as perception of residents.
Estudios relacionados con el turismo están dedicados a la comprensión de los diferentes temas, y uno bastante analizado es la imagen de un destino turístico. El interés en este tema se percibe en diferentes áreas del conocimiento, como la sociología y la comercialización. En Brasil, ya hay varios investigadores dedicados a la imagen de los destinos turísticos. Por lo tanto, tratando de entender cómo este tema ha estado trabajando en Brasil, este estudio bibliográfico es destinado a analizar y comprender los estudios brasileños sobre la imagen de los destinos turísticos en revistas brasileñas en los últimos seis años (2008-2014). A partir de una encuesta realizada a los artículos publicados en este período, utilizando como motor de búsqueda del sitio web "Publicaciones Turismo" se identificaron veintiocho artículos. El análisis mostró que los estudios se centran en la comprensión de la imagen de un determinado destino. Los artículos analizados son predominantemente estudios empíricos y hay un equilibrio entre lo cuantitativo y cualitativo. En cuanto a la literatura, puede se decir que los autores brasileños que han trabajado con la temática de imagen de destinos turísticos han utilizado bibliografías internacionales para apoyar sus estudios. También se identificó una mayor madurez de los autores en relación con el uso de herramientas estadísticas. Algunos estudios hacen un análisis exhaustivo de los estudios internacionales y se aplican estas teorías en Brasil. Se concluye que este tema ha sido estudiado en mayor profundidad en el país, en comparación con cuestiones tales como la percepción de los residentes.
Typearticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/41579
DOI10.11606/issn.1984-4867.v26i3p541-557
ISSN1984-4867
Publisher versionhttp://ctac.uminho.pt/sites/default/files/biblio/2206-107919-195082-1-PB.pdf
Peer-Reviewedno
AccessopenAccess
Appears in Collections:C-TAC - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2206-107919-195082-1-PB.pdf120,58 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis