Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/4152
Título: | Intuições de alunos do 12º ano em combinatória: um estudo exploratório |
Autor(es): | Silva, Dulcinea Nunes Fernandes, José António Soares, A. J. |
Data: | 2004 |
Citação: | FERNANDES, José António; SOUSA, Manuela Valentina; RIBEIRO, Sónia Alexandra – “Ensino e aprendizagem de probabilidades e estatística : actas do Encontro Nacional de Probabilidades e Estatística na Escola, 1, Braga, 2004”. Braga: CIEd, 2004”. ISBN 972-8746-20-2. p. 61-84. |
Resumo(s): | O estudo aqui descrito centra-se numa investigação sobre intuições em Combinatória desenvolvidas por alunos dos 12.º ano de escolaridade antes de terem passado por qualquer experiência de ensino formal do tema. No estudo participaram 38 alunos de duas turmas do 12.º ano, com a disciplina de Matemática, e foi utilizado um questionário como instrumento de recolha de dados. O questionário contemplava cinco questões, envolvendo as seguintes operações combinatórias: permutações simples e com repetição, arranjos simples e com repetição e combinações simples. Dos resultados do estudo, pode concluir-se que os alunos que participaram no estudo têm intuições combinatórias muito limitadas em todas as operações estudadas, destacando-se apenas o caso em que está envolvido um pequeno número de elementos e onde uma estratégia de enumeração permitiu aos alunos chegarem à resposta correctas. De entre as operações combinatórias estudadas, em termos globais, os alunos obtiveram resultados ligeiramente melhores nos arranjos com repetição e piores nas combinações simples. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/4152 |
ISBN: | 972-8746-20-2 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Intuições de alunos do 12º ano em combinatória. Um estudo exploratório. - Actas do I Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola - pp.61-84.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |