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https://hdl.handle.net/1822/41392
Título: | A avaliação da fluência oral em crianças do 3º ano do ensino básico com e sem necessidades educativas especiais: um estudo exploratório quantitativo |
Autor(es): | Martins, Inês Maria Pimenta da Silva |
Orientador(es): | Cruz-Santos, Anabela |
Palavras-chave: | Fluência oral Perturbações da fala Avaliação Ensino básico Oral fluency Speech disorders Assessment Elementary school |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | A importância da fluência oral no desenvolvimento da linguagem e posteriormente no
desenvolvimento das competências de literacia, tem sido amplamente referida na literatura
como crucial para o sucesso académico, comunicacional e emocional das crianças. Dada a
relevância da temática da fluência, e com a finalidade de estudar a fluência oral em crianças de
idade escolar, foram delineados os seguintes objetivos para esta dissertação: (1) a construção de
um instrumento de avaliação da fluência oral (AFO); (2) avaliar e caracterizar a fluência do
discurso segundo a tipologia e frequência ao nível das disfluências e segundo o débito, e (3)
verificar a existência de relações nos resultados obtidos na fluência e na linguagem. Participaram
neste estudo 77 crianças, com e sem Necessidades Educativas Especiais (NEE), dos 8 e os 9
anos, que frequentam o 3º ano do ensino básico, de um agrupamento escolar da região norte.
Através da análise dos resultados obtidos verificou-se que: a) as crianças apresentam
uma frequência de disfluências adequada segundo os parâmetros recomendados (<10
disfluências/100 palavras); b) as disfluências mais frequentes no discurso oral são as
reformulações (R) (96,1%), as pausas preenchidas (PP) (88,3%), a repetição de palavras
monossilábicas (RPM) (87%) e os prolongamentos (P) (81,8%); c) o débito é inferior (69,16
palavras/minuto) ao retratado na literatura internacional (115 a 165 palavras/minuto); d)
existem diferenças, estatisticamente significativas, nas competências de linguagem e na fluência
nas crianças com e sem NEE; e) as crianças com NEE que participaram neste estudo (9,09%)
apresentam, em média, um débito inferior e uma frequência de disfluências superior, ao mesmo
tempo que apresentam valores inferiores na linguagem; e f) identificou-se uma relação entre as
componentes da linguagem (morfossintaxe e fonologia) e a fluência , demonstrando que, quanto
mais apropriadas forem as competências linguísticas menor a probabilidade de ocorrência de
disfluências. Relativamente à AFO, tanto a consistência interna dos itens que avaliam as
disfluências (α=0,76), como a consistência interna dos itens relacionados com a velocidade de
fala (α=0,75) é considerada boa/moderada. Assim, recomendamos o uso do AFO em estudos
posteriores de análise e validação do instrumento, de forma a contribuir para uma identificação
de problemas na fala e adequada intervenção o mais precocemente possível. The importance of oral fluency in language development and in the development of literacy skills, has been reported in the literature as critical to academic success, communicational and emotional development of children. Given the relevance of the theme of fluency, and in order to study the oral fluency in children of school age, the following objectives for this thesis were outlined: (1) the development of an assessment instrument of oral fluency (AOF); (2) to assess and characterize fluency by type and frequency to the level of disfluencies and rate, and (3) verify the existence of relations between fluency and language. Participated in this study 77 children with and without special educational needs (SEN), from 8 to 9 years, who attend the 3rd year of primary school in the northern region. It was found that: a) the child presents appropriately disfluencies frequency according to the recommended parameters (<10 disfluencies / 100 words); b) the most frequent disfluencies in oral speech are reformulations (R) (96.1%), filled pauses (FP) (88.3%), the repetition of monosyllabic words (RPM) (87%) and prolongations (P) (81.8%); c) the debt is lower (69.16 words / minute) that portrayed in the international literature (115-165 words / minute); d) there are differences statistically significant, in language skills and fluency in children with and without special needs; e) children who participated in this study SEN (9.09%) have, on average, a lower rate, higher dysfluency frequency and lower values in the language, f) identified a relationship between the language components (phonology and morphosyntax) and fluency, demonstrating that the more appropriate language skills are the less the probability of occurrence of disfluencies. In relation to AOF, the internal consistency of items that assess the disfluencies (α = 0.76), as the internal consistency of items related to the speech rate (α = 0.75) is considered good/moderate. Thus, we recommend using the AFO in later studies for the validation of the instrument, and furthermore to contribute for the identification of speech problems and appropriate intervention as early as possible. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/41392 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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