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https://hdl.handle.net/1822/41384
Título: | Intervenção precoce: as preocupações e os apoios sociais das mães do Vale do Sousa |
Autor(es): | Madureira, Vera Andreia Neto |
Orientador(es): | Pereira, Ana Paula da Silva |
Palavras-chave: | Intervenção precoce Preocupações Apoios socias Práticas centradas na família Early intervention concerns Social support Resources Family - centered practices |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | À família é reconhecido um papel determinante e fundamental para o
desenvolvimento e crescimento da criança. Nas práticas centradas na família, o papel das
famílias está claramente valorizado, como tal cabe ao profissional de Intervenção Precoce
(IP) apoiar as famílias na identificação das suas preocupações e prioridades (Dunst &
Trivette, 2009).
Este estudo tem como objetivos: 1) analisar, descrever e compreender as
preocupações das famílias da Zona do Vale do Sousa; 2) analisar, descrever e
compreender o tipo de apoio e recursos que as famílias da Zona do Vale do Sousa utilizam
para responder às suas preocupações e 3) analisar, descrever e compreender o papel da
Intervenção Precoce na resposta às preocupações das famílias da Zona do Vale do Sousa.
Com esse intuito desenvolveu-se uma investigação de natureza qualitativa, através
da realização de entrevistas semiestruturadas junto de oito famílias, com filhos com
necessidades especiais apoiados pela intervenção precoce do Vale do Sousa há pelo
menos seis meses.
As perspetivas das participantes permitem concluir que todas as mães consideram
ter uma rede de apoio informal adequada na qual se sentem bem apoiadas, no entanto
referem ter necessidade de recorrer a uma vasta rede de apoio formal para responderem
às suas preocupações. Concluímos também que as mães se preocupam com o futuro dos
filhos e com a sua aceitação social, com a falta de apoios financeiros e de técnicos
especializados, com os processos de transição e com a falta de informação em relação às
necessidades especiais (NE) dos filhos. Com esta investigação podemos ainda concluir
que as famílias encontram-se satisfeitas com o apoio que é prestado pelas educadoras de
IP. The family is recognized a key and fundamental role in the development and growth of the child. In family- centered practices, the role of families is clearly valued. In addition to the valuation, Early intervention (EI) professional should work in partnership with families, and together they recognize what concerns has the family and help them identify the support and resources to meet these concerns (Dunst & Trivette, 2009). The aims of this study is to analyze, describe and understand the concerns of the families of the Sousa Valley Zone; analyze, describe and understand the kind of support and resources that the families of the Sousa Valley area used to respond their concerns and analyze, describe and understand the role of early intervention in answer to the concerns of these families. A qualitative research has been developed, by doing semi-structured interviews to eight families, who have been supported by EI for at least six months. The results show that all mothers feel they have a good network of informal support, in which they feel well supported, but refer also need they of formal support. We also conclude that mothers worry about their children's future, with the lack of financial support and technical expertise to help the children and the family, with the acceptance of the child in society, with the transitions and the lack of information regarding the special needs of children. With this research we can also conclude that families are satisfied with the EI support. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/41384 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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