Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/41257
Título: | "Saber escrever, saber falar": a escrita criativa nas aulas de espanhol |
Outro(s) título(s): | "Learn to write, learn to speak": the criative writing in the spanish lessons |
Autor(es): | Queirós, Clarisse Fátima Vieira de |
Orientador(es): | Pazos Justo, Carlos |
Palavras-chave: | Escrita Criatividade Aprendizagem Writing Creativity Learning |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O presente relatório insere-se no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado
em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário e tem como objetivo
descrever e justificar a implementação do meu Projeto de Intervenção,
relacionado com o desenvolvimento da escrita criativa.
Escrever não é algo que se adquire de forma espontânea, nem tão
pouco em situações pontuais de sala de aula. É muito mais do que isso. Exige
um “trabalho aturado e orgânico”, uma completa dedicação e empenho, desde
o início de qualquer percurso escolar, seja ele de aprendizagem da língua
materna ou de uma língua estrangeira. Por isso, nunca foi tão importante, num
contexto de aprendizagem de uma língua, trabalhar esta competência na sua
especificidade e, sobretudo, na sua transversalidade a outras competências.
Este projeto pretendeu, assim, contribuir para a construção desse caminho,
dotando os alunos de algumas estratégias que lhes permitissem adquirir e
desenvolver competências na expressão escrita e explorar as suas
potencialidades criativas.
Na primeira parte deste relatório procede-se à caracterização do
contexto de intervenção e ao enquadramento teórico do tema. Na fase de
intervenção, são apresentadas as atividades desenvolvidas ao longo do projeto
que refletem duas realidades deste processo: a escrita como um caminho em
construção e a escrita como ponto de partida para a criatividade. Por fim, é
feita a avaliação do projeto, com base na análise dos dados que foram
recolhidos antes, durante e após a intervenção, onde se conclui que as
atividades de escrita criativa realizadas contribuíram para a aquisição de
competências na expressão escrita. The present report is part of the Professional Training of the Master in Teaching English in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education and Spanish in Basic and Secondary Teaching and aims to describe and justify the implementation of my Intervention Project, related to the development of creative writing. Writing is not something that is acquired spontaneously, nor in specific situations in the classroom. It is much more than that. Requires a "hard work and organic", a complete dedication and commitment, since the beginning of any school, whether it might be in the learning the mother tongue or of a foreign language. For this reason, it has never been so important, in the context of learning a language, to work this competence in its specificity and, above all, in its transversality to other skills. This project has sought to contribute to the construction of this path, giving students some strategies that would enable them to acquire and develop skills in writing and explore their creative potential. In the first part of this report is to characterize the context of intervention and the theoretical framework of the theme. In the intervention phase, are presented the activities developed during the course of the project that reflect two realities of this process: writing as competence in construction and writing as starting point for creativity. Finally, it is made an evaluation of the project, based on the analysis of data that were collected before, during and after the intervention, which concludes that the activities of creative writing made contributed to the acquisition of skills in the writing process. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/41257 201667665 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Clarisse Fátima Vieira de Queirós.pdf | 5,82 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |