Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41251

TítuloA relação entre família e escola e a perspectiva de minimização das dificuldades comportamentais e cognitivas apresentadas por adolescentes com Síndrome do Alcoolismo Fetal (SAF): estudos de casos na cidade de Manaus
Autor(es)Saraiva, Waslany Bittencourt
Orientador(es)Serrano, Ana Maria
Palavras-chaveSíndrome
Alcoolismo
Intervenção
Syndrome
Alcoholism
Intervention
Data2014
Resumo(s)Será apresentado o tema a relação entre família e escola e a perspectiva de minimização das dificuldades comportamentais e cognitivas apresentadas por adolescentes com Síndrome do Alcoolismo Fetal (SAF): estudos de casos na cidade de Manaus, cuja pesquisa teve por objetivos compreender a relação Família-Escola no processo ensinoaprendizagem e a perspectiva de minimização das dificuldades comportamentais e cognitivas apresentadas nos adolescentes que tem SAF do ensino fundamental na rede municipal de educação na cidade de Manaus a partir de estudos de caso; averiguar estudos e debates a respeito das dificuldades de aprendizagem relacionadas às pessoas que tem SAF; investigar estratégias relacionadas com a perspectiva de parceria família e escola, que contribuem de forma eficaz no processo ensino aprendizagem dos adolescentes com dificuldades comportamentais e cognitivas que tem a referida síndrome; verificar a relação família e escola, através de estudos de casos analisando a história de vida dos adolescentes que tem a síndrome; colaborar para a conscientização da importância da relação família e escola no processo ensino e aprendizagem, especificamente voltada aos adolescentes do ensino fundamental que apresentam a síndrome. Na pesquisa utilizei a metodologia qualitativa, através de estudos de casos, empregando entrevistas semiestruturadas. No estudo participaram os pais de quatro adolescentes que tem SAF, bem como dois professores que ministram aulas para os mesmos. Para a fundamentação esclarecedora foi enfocada a família e a importância da colaboração Família & Escola, a SAF e seus efeitos nocivos sobre o desenvolvimento, destacando as dificuldades de aprendizagem, problemas de atenção, memória e desenvolvimento psicomotor. No segundo item do trabalho realizei o processo de análise dos estudos de casos, o processo é indutivo e conhecido como análise compreensiva dos dados, cujo resultado delineou a relação escola e família, bem como a trajetória da dinâmica familiar, gerando assim um relatório e análise final, sugerindo uma proposta de ação que contribua com a questão em estudo.
The topic will be presented the relationship between family and school and the prospect of minimizing behavioral and cognitive difficulties faced by adolescents with fetal alcohol syndrome (FAS): case studies in the city of Manaus, whose research aims to understand the relationship Family- school in the teaching-learning process, and the prospect of minimizing behavioral and cognitive difficulties presented in teenagers who have APS elementary school in the municipal education in the city of Manaus from case studies; ascertain studies and discussions about the learning difficulties related to people who have FAS; investigate strategies related to the prospect of family and school partnership, contributing effectively in the learning process of adolescents with behavioral and cognitive difficulties that has the syndrome; verify the relation between family and school, through case studies analyzing life story of teens who have the syndrome; collaborate to raise awareness of the importance of family and school relationships in the teaching and learning specifically targeted to adolescents elementary school that's syndrome. The field research will be a qualitative approach through case studies using semi structured interviews. The subjects are the parents of four teenagers who have SAF as well as two teachers that teach for them. For insightful reasoning about the theme will focus on family and the importance of collaboration & Family School, SAF and its harmful effects on development, emphasizing learning difficulties, problems with attention, memory and psychomotor development. The second item of work will hold the process of analysis of the case studies, the process is known as inductive and comprehensive analysis of the data, the result of which will outline the relationship school and family as well as the trajectory of family dynamics, thus generating a report and analysis end, in order to suggest a proposal for action that contributes to the issue under study.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41251
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Waslany Bittencourt Saraiva.pdf2,82 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID