Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/41240
Título: | Finalidades do estudo de um instrumento musical: intervenção pedagógica com recurso a estratégias no ensino do violino para desenvolver a atenção seletiva |
Outro(s) título(s): | The purposes of the study of a musical instrument: educational intervention using the strategies in the teaching of violin to develop selective attention |
Autor(es): | Pinho, Joana Rebelo de |
Orientador(es): | Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro Walton, Eliot Alexander Lawson Leite, Antero |
Palavras-chave: | Atenção Educação somática Estratégias de ensino Pedagogia Violino Attention Somatic education Teaching strategies Education Violin |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | A atenção é um mecanismo fundamental para o processo de aprendizagem. Se for
possível melhorar os mecanismos atencionais, poderemos promover mais e melhor
aprendizagem. Os princípios da educação somática parecem contribuir para a melhoria dos
mecanismos atencionais. Assim, a aprendizagem de um instrumento musical conjugada com
os princípios da educação somática podem aumentar a capacidade de atenção em crianças e
jovens, que extravasam o contexto específico em que essa aprendizagem ocorre.
Para conduzir a investigação usamos o método de investigação-ação que implica
induzir melhorias nas práticas e um conhecimento dos práticos acerca das suas práticas
recorrendo a um planeamento, uma atuação, uma observação e uma reflexão mais cuidados
do que aquilo que se faz habitualmente. A partir de um diagnóstico inicial usando ferramentas
como o CFQ e a observação dos alunos em contexto de aula foram definidos os parâmetros
para o passo seguinte da investigação.
Assim, foi desenvolvido um conjunto de estratégias desenhadas com o objetivo de
desenvolver e melhorar capacidades atencionais dos alunos conjugando elementos da
educação somática e da prática do violino. Os alunos mais distraídos evidenciam mais
dificuldade na prática do violino, contudo as estratégias que combinam elementos da
educação somática com a aprendizagem do violino parecem produzir bons resultados,
havendo ganhos ao nível das capacidades atencionais, mesmos nos casos mais difíceis. Attention is a fundamental mechanism for the learning process. If we can improve attentional mechanisms, we can promote more and better learning. The principles of somatic education appear to contribute to the improvement of attentional mechanisms. Thus, learning a musical instrument combined with the principles of somatic education can increase attention span in children and young people going beyond the specific context in which this learning takes place. In this research we used the action research method which involves inducing improvements in practices and the practitioner’s knowledge about their practices using a more thorough planning, intervention, observation and reflection than what is done usually. We carry out an initial diagnosis using tools such as CFQ and the observation of students in class which helped to define parameters to the next step of the research. Therefore, we developed a range of strategies designed with the aim to develop and improve attentional capabilities of students combining elements of somatic education and violin practice. More distracted students show more difficulty in the practice of violin, but strategies that combine elements of somatic education with violin learning seem to produce good results, with gains in terms of attentional capabilities, even in problematic cases. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/41240 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joana Rebelo de Pinho.pdf Acesso restrito! | 2,35 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |