Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/41148
Título: | Newtonize this!: um jogo de computador para auxiliar os alunos do Ensino Básico e Secundário no estudo da Mecânica |
Autor(es): | Miranda, Sérgio Emanuel Navega Soeiro Botelho de |
Orientador(es): | Almeida, A. M. |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | Apresenta-se aqui o Relatório de Mestrado ao abrigo do despacho RT-38 do
docente Sérgio Emanuel Navega Soeiro Botelho de Miranda. A sua estrutura
contempla dois capítulos distintos, sendo que no primeiro capítulo é feita uma
descrição do seu percurso profissional nos últimos catorze anos, e no segundo é
apresentado um projeto correntemente a ser desenvolvido, com alguns dos seus
alunos, no domínio da Mecânica.
Dos muitos aspetos que poderiam ser retirados de um percurso profissional
que passou por experiências muito distintas em diversos locais de Portugal e do
estrangeiro, tem-se especial atenção àqueles que dizem respeito ao evoluir da relação
pedagógica dentro e fora da sala de aula. Nesse sentido, faz-se uma divisão
cronológica em quatro momentos, correspondentes a diferentes locais no globo e a
diferentes modelos de ensino, que culminam numa comparação e análise destas
experiências, à luz de uma tentativa de progressão na qualidade da relação professoraluno.
Esta progressão, que cresce de mãos dadas com os diferentes cargos ocupados,
tarefas desenvolvidas, formações recebidas e certificações adquiridas, também aqui
elencadas, permitem, mais recentemente, o desenvolvimento de projetos de natureza
mais complexa e estimulante com os alunos, sendo que alguns deles merecem uma
descrição mais detalhada. Aquele que, no decorrer do último ano letivo, tem vindo a
ser desenvolvido, é o tema do segundo capítulo deste relatório.
Este projeto corresponde à criação de um jogo de computador que, através da
superação de diversos desafios, permita auxiliar os alunos do ensino básico e
secundário na compreensão de alguns tópicos da Mecânica. Depois de feita uma
introdução, na qual se faz um enquadramento pedagógico da razão de ser deste
projeto, e de estabelecida a sua calendarização e recursos, passa-se à descrição
minuciosa de cada um dos desafios propostos, a qual contempla o tratamento
científico de todos os conceitos e princípios físicos abordados, bem como todos os
cálculos envolvidos. It is presented here the Master's Report under the RT-38 dispatch of the teacher Sergio Emanuel Navega Soeiro Botelho de Miranda. It is structured in two different chapters: the first one corresponds to a brief description of his career over the past fourteen years; the second one presents a project currently being developed, with some of his students, in the field of mechanics. Of the many aspects that could be drawn from a career that has undergone very different experiences in different locations in Portugal and abroad, a focus is put on those that concern the evolution of the pedagogical relationship inside and outside the classroom. In this sense, a chronological division is carried out in four stages, corresponding to different locations on the globe and different teaching models, culminating in a comparison and analysis of these experiences, in light of an attempt of progression in the quality of the teacher-student relationship. This progression, which grows hand in hand with the different positions held, developed tasks, received training and acquired certifications, also listed here, allows more recently for the development of projects of more complex nature with students, some of which deserve a more detailed description in these pages. The one that has been developed over the last school year is the subject of the second chapter of this report. This project corresponds to the creation of a computer game that assists students in primary and secondary education in understanding some topics of mechanics by overcoming several challenges, each one corresponding to each of these topics. After an introduction, in which a pedagogical framework of the reason for this project is established, as well as its timing and resources, a detailed description of each of the proposed challenges is made, which includes the scientific treatment of all the concepts and physical principles in use, as well as all the calculations involved. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório da atividade profissional de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/41148 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CDF - ENSINO - Dissertações de Mestrado/Master Thesis |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sérgio Emanuel Navega Soeiro Botelho de Miranda.pdf | 5,51 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |