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TítuloMetodologia para o ensino da química no 3.º ciclo do ensino básico: Química para todos: um estudo centrado na estrutura da matéria, transformações químicas e físicas, Lei de Lavoisier e velocidade das reações
Autor(es)Ribeirinho, Ana Manuel Mourato Margalho
Orientador(es)Parpot, Pier
Data2015
Resumo(s)No dia a dia, os jovens contactam com reações químicas, uma vez que nestas se baseiam muitos aspetos do seu modo de vida. Atualmente, o ensino da Química debate-se com um assunto programático que apresenta várias dificuldades para com os alunos, devido não só ao carácter empírico dos conhecimentos abordados, como também ao grau de abstração necessário ao nível da relação microscópica versus macroscópica. Além da problemática acima referida, considera-se ainda o facto de numa escola existirem alunos referenciados com Necessidades Educativas Especiais (N.E.E.) e da notória falta de respostas adaptadas às necessidades educativas de cada um destes alunos. Desta forma, tendo em conta o contexto acima apresentado e numa tentativa de ir ao encontro dessas dificuldades, pretende-se com este trabalho:- identificar as ideias e aprendizagens dos alunos do 8º ano de escolaridade referenciados com N.E.E. em oposição aos alunos do ensino regular do mesmo ano de escolaridade, relacionadas com o domínio da reação química; - construir, desenvolver e aplicar uma metodologia de ensino: a aprendizagem no domínio da reação química assente num conjunto de experiências didáticas, de modo a que seja possível compreender esta parte do mundo químico;- avaliar a eficácia da metodologia;- desenvolver um curto programa de estimulação cognitiva dirigido a jovens com N.E.E., designadamente com dificuldades de aprendizagem (D.A.) e deficiência mental (D.M.). O estudo, realizado numa Escola Básica (2,3 CEB) do concelho de Barcelos, contou com 45 alunos do 8º ano, distribuídos por duas turmas, dos quais 5 com N.E.E. Utilizou-se como instrumento de investigação um questionário aplicado como pré e pós teste; fichas de trabalho (fichas de consolidação); e atividades experimentais, complementadas com entrevistas em determinadas situações. A operacionalização do estudo fez-se em dois momentos. No primeiro momento, foi implementado o pré teste. As respostas dos alunos foram estudadas e os dados foram agrupados para serem utilizados na planificação das unidades didáticas. No segundo momento, foram elaborados os planos didáticos e, posteriormente, apresentados aos alunos. Todos os alunos envolvidos no estudo participaram, realizaram, experimentaram e concluíram os próprios conteúdos das aulas planificadas. Apesar das limitações deste estudo, os resultados permitem concluir que a metodologia de ensino proposta se revelou eficaz na promoção da evolução conceptual dos alunos. Os resultados alcançados corroboram a convicção de que a melhoria da qualidade do ensino passe pela valorização das “minhas ideias”.
In everyday life young people have contact with chemical reactions as many of those are based on many aspects of their way of life. Nowadays Chemistry teaching is struggling against a specific issue with several difficulties towards students, due to the empirical nature of the approached knowledge, as well as the degree of abstraction required at the level of microscopic versus macroscopic relationship. It was taken into account not only the previously referred but also the fact that in a school there are students with Special Educational Needs (S.E.N.) and an evident lack of answers adapted to the educational needs of each student. Therefore, regarding the above and in an attempt to go towards the needs presented, it is intended with this study the following:-to identify among 8th grade students with S.E.N., the ideas and knowledge related to the chemical reactions topic in contrast to regular students of the same year; -to build, develop and implement a teaching methodology: learning the chemical reaction topic, based on a set of enlightening experiments so that there can be an understanding related to this part of the chemical world;-to evaluate the success of the methodology;-to develop a short program of cognitive stimulation, focused in young people with S.E.N., particularly with learning disabilities (L.D.) and mental disorders (M.D.). This study, accomplished in a middle school of the city of Barcelos, included 45 students, 8th graders, from two classes, five of which identified with S.E.N. It was used as research instrument a questionnaire given as pre and post-test, as well as worksheets (consolidation worksheets); and also experimental activities, sustained with some interviews in certain situations. This study was carried out in two stages. In the first stage, the pre-test was applied. The students’ responses were studied and the data was taken to be used in the preparation of the teaching units. In the second stage, the teaching units were planned and introduced to students afterwards. All the students involved in this study participated, executed, experienced and concluded their own contents of the planned lessons. Despite the limitations in this study, the showed results determine that the proposed teaching methodology proved effective in promoting the conceptual progress of students. The achieved results confirm the belief that improving the quality of teaching implicates the appreciation of "my ideas".
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41096
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CDQuim - Dissertações de Mestrado

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