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https://hdl.handle.net/1822/41057
Title: | O papel da comunicação estratégica nas Instituições de Saúde: o caso do Hospital de Braga |
Other titles: | The role of strategic communication in healthcare institutions: the case of the Braga Hospital |
Author(s): | Alpuim, Neuza Sofia Felgueiras |
Advisor(s): | Mota-Ribeiro, Silvana |
Keywords: | Comunicação em saúde Comunicação estratégica Instituições de saúde Perceção Health communication Strategic communication Health institutions Perception |
Issue date: | 2015 |
Abstract(s): | A Comunicação em Saúde tem assumido especial relevância nos últimos anos.
Apesar de o vínculo entre estas duas áreas ser relativamente recente, o campo das Ciências da
Comunicação tem vindo a assumir um papel cada vez mais preponderante na área da saúde.
Os avanços nos meios de comunicação trouxeram uma melhoria do acesso à informação em
saúde e consequente crescimento do interesse por este tema. Neste sentido, as próprias
instituições de saúde têm vindo a despertar para a importância da comunicação nesta área.
Ainda que não seja considerada por todos uma área essencial, os profissionais ligados ao campo
da saúde começam a perceber a relevância e o poder da comunicação. No entanto, Portugal
parece ficar muito aquém do que é desenvolvido no panorama internacional. Deparamo-nos com
uma comunicação centrada na relação com os meios de comunicação social e uma
preocupação exclusiva no relacionamento com o utente, não levando em conta outras áreas
igualmente importantes.
É perentório que a comunicação das organizações seja cada vez mais estratégica, sem exceção
para as organizações na área da saúde. Também elas têm necessidade de planear e gerir a sua
identidade no sentido de promover uma imagem positiva e, consequentemente, uma reputação
de longo prazo. Embora haja um longo caminho a percorrer, a comunicação como função
estratégica nas organizações de saúde tem vindo a ser uma realidade cada vez mais presente
em Portugal.
O presente relatório, realizado no âmbito de uma experiência de estágio no Hospital de Braga,
pretende refletir sobre o papel que a Comunicação Estratégica assume nas instituições de
saúde. Neste contexto, revelou-se pertinente realizar um estudo empírico, de caráter exploratório,
que dá conta das perceções dos indivíduos face ao papel da comunicação estratégica no
Hospital de Braga. Health Communication has assumed a special relevance in the last years. Although the link between these two areas is relatively recent, the field of Communication Sciences has been assuming an increasingly important role in the health sector. Advances in the media improved access to health information and consequent growth of interest in this topic. In this sense, the proper health institutions have awoken to the importance of the communication in this area. Although it´s not considered essential by all, the professionals working in the health area begin to realize the importance and the power of communication. However, Portugal seems to be far behind what´s developed internationally. We face a communication that is centered on the media relations and that has a unique concern with the patients not taking into account other equally important areas. The communication of the organizations must be extremely strategic, without exception in the healthcare area. They also have to plane and manage their identity in order to promote a positive image, and a long-term reputation. Even though there is a long way to go, communication has been a present reality in Portugal as a strategic function in our healthcare organization. This report, carried out as part of an internship experience at the Braga Hospital, intends to reflect on the role that strategic communication has on the health institutions. In this context, it was important to conduct an exploratory empirical study which gives an account on the perceptions of individuals on the role of strategic communication in the Braga Hospital. |
Type: | Master thesis |
Description: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/41057 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
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