Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40989

TítuloA inclusão de alunos com NEE: um estudo quantitativo sobre recursos pessoais e institucionais e atitude de professores de educação física
Autor(es)Branco, Porthos da Costa Castello
Orientador(es)Martins, Ana Paula Loução
Palavras-chaveInclusão escolar
Educação física
Necessidades educativas especiais
School inclusion
Physical education
Special needs education
Data2014
Resumo(s)Este estudo tem como finalidade conhecer e interpretar as atitudes dos professores de educação física que lecionam na Divisão Distrital Zonal Norte I e II da rede municipal de ensino de Manaus em relação à Inclusão Escolar de alunos com NEE e aos recursos pessoais e institucionais que têm ao seu dispor. A amostra foi composta por 67 professores (as) de educação Física que lecionam em 58 escolas pertencentes a referida divisão. A técnica que foi utilizada para obtenção dos dados foi a de documentação direta, obtida através de questionário semi-estruturado. Para análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva (proporções e frequências) e inferencial. As conclusões deste estudo são que:1) A atitude dos professores de educação física é negativa e pouco a favor da inclusão de alunos com NEE nas escolas regulares; 2) há mais benefícios na inclusão nas escolas regulares quando os alunos têm NEE ligeiras e moderadas do que quando têm NEE severas, 3) a inclusão dos alunos com NEE é benéfica para os alunos com NEE, para sociedade de Manaus, para as famílias, para os outros alunos e professores de educação física; 4) os benefícios da inclusão nas escolas regulares são maiores quando os alunos têm NEE físicas, dislexia, auditivas do que quando apresentam NEE visuais e comportamentais; 5) a inclusão tem impacto positivo em seu desenvolvimento acadêmico, em sua socialização, e discordam que a inclusão de alunos com NEE na escola regular possa prejudicar a progressão acadêmica de seus colegas; 6) a inclusão é um direito dos alunos com NEE; 7) Os professores de educação física se sentem gratificados por ensinar alunos com NEE na sala de aula regular, bem como trabalhar, conjuntamente com o professor de educação especial e sentem gratificação profissional por ensinar alunos com e sem NEE na mesma sala de aula; 8) A maioria dos participantes discorda que a escola ofereça recursos materiais para apoiar a aprendizagem dos alunos com NEE, que os alunos com NEE sejam ensinados por profissionais qualificados; 9) A maioria dos participantes da pesquisa discorda que os alunos com NEE devem ser ensinados exclusivamente por profissionais do sexo masculino ou profissionais do sexo feminino; 10) as escolas municipais pertencentes à Divisão Distrital Zonal Norte I e II da cidade de Manaus Amazonas, não apresentam serviços de apoio especializado aos alunos com NEE.
This study aims to understand and interpret the attitudes of physical education teachers who teach in North Zonal District Division I and II of the municipal schools of Manaus in relation to the school inclusion of students with SEN and personal and institutional resources that have the their disposal. The sample consisted of 67 teachers Physical education who teach in 58 schools belonging to that division. The technique used for data collection was to direct documentation, obtained through semi-structured questionnaire. For data analysis, descriptive (frequencies and proportions) and inferential statistics were used. The conclusions of this study are: 1) The attitude of teachers of physical education is negative and little for the inclusion of pupils with SEN in mainstream schools; 2) there are more benefits to inclusion in mainstream schools when students have mild to moderate than when they have severe special needs, 3) the inclusion of pupils with SEN is beneficial for students with SEN to Manaus society for families SEN for other students and teachers of physical education; 4) the benefits of inclusion in mainstream schools are higher when students have physical SEN, dyslexia, auditory than when present visual and behavioral SEN; 5) the inclusion has a positive impact on their academic development, socialization, and disagree that the inclusion of pupils with SEN in regular schools can undermine the academic progression of their colleagues; 6) the inclusion is a right of pupils with SEN; 7) The physical education teachers feel gratified by students with SEN in the regular classroom as well as working together with the special education teacher and feel professional gratification for teaching students with and without special needs in the same classroom; 8) Most of the participants disagreed that the school provides material resources to support the learning of pupils with SEN students with SEN are taught by qualified professionals; 9) The majority of respondents disagreed that students with SEN should be taught exclusively by professional male or female professionals; 10) municipal schools belonging to the Northern District Zonal Division I and II of the city of Manaus Amazonas, have no specialized support services for students with SEN.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40989
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Porthos da Costa Castello Branco.pdf
Acesso restrito!
3,84 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID